07 dezembro 2016

Além da realidade

Com tecnologia de simulação em 3D, o curso de Análise de Vibrações da plataforma YouinLab se fundamenta na experimentação para garantir qualidade na formação de técnicos e engenheiros.

O aluno segue normas de segurança no ambiente virtual e tem acesso a todos os equipamentos.

[INFORME PUBLICITÁRIO]

Conjuntos de sensores, um equipamento de análise de vibrações e uma máquina do tipo motobomba disponível para cada aluno manipular e avaliar, por quanto tempo quiser, com total segurança. Múltiplas possibilidades de testes, tanto com a máquina em perfeito estado, quanto com as mais variadas combinações de defeitos. Essas condições, ideais para um curso de Análise de Vibrações, a princípio podem parecer fora da realidade. Mas ir além da realidade é exatamente a proposta do curso desenvolvido para plataforma interativa YouinLab, o único que utiliza recursos de simulação em 3D para proporcionar ao aluno uma experiência virtual de aprendizagem.

Voltado para estudantes, técnicos e engenheiros, o curso de Análise de Vibrações YouinLab é acessível pela internet e se integra a um roteiro de estudos específico, com videoaulas, materiais de apoio, recursos de gestão de aprendizagem e certificação digital. A supervisão geral é do professor doutor Manoel Sena, engenheiro com formação internacional, grande experiência na área e anos de atuação acadêmica.

Responsável pelo projeto desde o desenvolvimento do simulador, que foi criado especificamente para a plataforma, o professor destaca a importância do foco na qualidade da formação de técnicos e Engenheiros: “A qualificação desses profissionais é essencial para garantir a inovação de que tanto precisamos no país”, afirma. Segundo Manoel Sena, o uso de simuladores permite ao aluno fazer uma imersão e aprender na prática, experimentando e constatando resultados: “O estudante aprende com seus próprios erros, mas sem riscos. A simulação nesse caso não fica limitada a modelagem do ambiente e envolve analisar o comportamento de cada equipamento, tirar conclusões e usar as informações para predizer problemas futuros. O simulador permite a visualização de aspectos invisíveis do sistema, o teste de hipóteses teóricas e a manipulação de variáveis. Trabalhando com equipamentos reais, um estudante de Engenharia levaria meses para vivenciar todas as situações que a simulação proporciona”. 

No curso YouinLab o aluno atua em ambiente industrial e tem de seguir normas de segurança para diagnosticar e analisar a motobomba. Aprendendo a usar os equipamentos, ele se prepara para aplicar na prática os conceitos relacionados à análise de vibrações, um dos principais métodos de investigação para a manutenção preditiva de máquinas, que permite detectar falhas nos componentes e planejar ajustes sem paradas desnecessárias.

 

Confira o vídeo de apresentação do curso de Análise de Vibrações

 

Com a perspectiva de superar as possibilidades de aulas presenciais e promover a inovação, a proposta se conecta com resultados de pesquisas internacionais sobre Educação. Analisando o impacto da tecnologia na área, estudiosos de diferentes países concluíram que os simuladores favorecem a aprendizagem, pois permitem ao aluno flexibilizar o tempo e repetir as atividades quantas vezes precisar, experimentar soluções diferentes para cada problema quase que instantaneamente, compreender processos e testar variáveis, além de facilitar o monitoramento das etapas de estudo e a implementação gradual dos fundamentos teóricos.

Além do curso de Análise de Vibrações com simulador em 3D, a plataforma educacional YouinLab conta com outros cursos modulares de Engenharia e com Laboratórios interativos voltados para o aprendizado de conteúdos de Matemática, Física, Química.

Para saber mais, acesse o link www.youinlab.com.

Tags:
COMPARTILHAR