Daiane Viana

Amar ensinar e aprender. Amo ser professora, mas lutar por valorização e respeito a essa profissão, são lições fundamentais de cidadania que deixo aos que estudam comigo. Aprender, só ser for junto, pelo exemplo.

21 março 2018

Dez fatos sobre os vírus

Fiz essa lista há algumas semanas em resposta a um pedido de um aluno e eu acabei gostando da ideia.

1. Algumas vespas parasitas põem ovos em lagartas, onde amadurecem em vespas adultas. Os ovos da vespa contêm um vírus, codificado no genoma da vespa, que impede a lagarta de rejeitar os ovos.

2. Há um milhão de partículas de vírus por mililitro de água do mar - para um total global de 10 30 virions! Alinhados de ponta a ponta, estenderiam 200 milhões de anos-luz para o espaço .

3. A informação genética dos vírus pode ser DNA ou RNA; single ou double stranded; uma molécula ou em pedaços.

4. O nome vírus foi criado a partir da palavra latina que significa líquido viscoso ou veneno.

5. Walter Reed descobriu o primeiro vírus humano, o vírus da febre amarela, em 1901.

6. Os vírus não estão vivos - são matéria orgânica complexa inanimada. Eles não têm qualquer forma de energia, metabolismo de carbono e não podem se replicar ou evoluir. Os vírus são reproduzidos e evoluem apenas dentro das células.

7. Mais de 10 16 genomas do vírus da imunodeficiência humana são produzidos diariamente em todo o planeta. Como conseqüência, milhares de mutantes virais surgem por acaso todos os dias, que são resistentes a todas as combinações de compostos antivirais em uso ou em desenvolvimento.

8. O primeiro vírus da gripe humana foi isolado em 1933. Em 2005, a cepa do vírus influenza pandêmico de 1918 foi construída a partir da sequência de ácido nucleico obtida das vítimas da doença.

9. Os maiores vírus conhecidos são os mimivírus, que têm 400 nanômetros (0,0004 milímetros) de diâmetro. O genoma viral tem 1.200.000 nucleotídeos de comprimento e codifica mais de 900 proteínas.

10. Os menores vírus conhecidos são os circovírus, que têm 20 nanômetros (0,00002 milímetros) de diâmetro. O genoma viral tem 1.700 nucleotídeos de comprimento e codifica duas proteínas.

Fato bônus: O genoma do HIV-1, que tem cerca de 10.000 nucleotídeos de comprimento, pode existir como 10.6020 sequências diferentes. Para colocar este número em perspectiva, existem 10 11 estrelas na Via Láctea e 10 80 prótons no universo.

Bônus 2: bactérias também podem sofrer infecções virais. Aliás, qualquer ser vivo pode ser infectado por vírus..