A história e estrutura do universo em dose dupla

Os interessados em astronomia têm novas opções para conhecê-la e estudá-la. Para levar a ciência ao grande público, Descobrindo o universo , da Edusp, apresenta de forma simples a história e estrutura do espaço sideral e torna leis e conceitos da física familiares aos leigos e curiosos. O enciclopédico Astronomia e astrofísica , da Editora Livraria da Física, por sua vez, destina-se sobretudo a estudantes de graduação que pretendam sistematizar seus conhecimentos.

Organizado por Sueli Viegas, professora titular de astronomia da Universidade de São Paulo (USP), e pela jornalista especializada em ciências Fabíola de Oliveira, Descobrindo o universo é uma coletânea de 32 artigos de pesquisadores da USP e das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os textos contam a história do universo do Big Bang até o momento presente. Embora apresentados em ordem ‘cronológica’, eles são autônomos e podem ser lidos de forma independente. A obra se divide em quatro partes: a primeira traz artigos sobre cosmologia que investigam a estrutura do universo. A segunda aborda a astronomia extragaláctica e trata de temas como grupos e aglomerados de galáxias.

As galáxias propriamente ditas são o tema do terceiro bloco, que discorre sobre sua formação e estrutura. Os artigos da parte final discutem “novas janelas observacionais” — ou possibilidades alternativas de estudo do universo, a partir da observação da radiação infravermelha ou de partículas energéticas que bombardeiam a Terra.

Para facilitar o entendimento, a introdução apresenta conceitos fundamentais, propriedades e características dos diferentes objetos do universo. O final da obra traz um glossário com termos técnicos, curtas biografias de grandes nomes da história da astronomia e um atlas que servem de suporte aos artigos.

 Já Astronomia & astrofísica , de Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira Saraiva, ambos da UFRGS, trata desde a história dessa disciplina ao funcionamento dos instrumentos de observação. O primeiro capítulo, mais acessível, remonta aos primórdios da ciência para apresenta os maiores astrônomos da Grécia antiga e descrever as principais constelações.

Os capítulos seguintes adotam uma linguagem mais técnica e detalhada para descrever o universo. São abordados, em grau crescente de complexidade, desde os movimentos da Lua e do Sol até a estrutura e evolução das estrelas e galáxias, passando pelas principais teorias físicas e por uma discussão sobre a vida no universo.

Recheado de figuras e ilustrações, o livro traz muitas equações, gráficos e fórmulas. Exige, por isso, certo conhecimento matemático. Ao final do volume, um capítulo dedicado a telescópios explica a história e o funcionamento do aparelho, e dá dicas para quem deseja comprar um. Por fim, um apêndice oferece a biografia detalhada de oito astrônomos, como Copérnico, Kepler, Galileu ou Newton.

 

Descobrindo o universo
Sueli M. M. Viegas e
Fabíola de Oliveira (org.) São Paulo, 2004, Edusp
Fone: (11) 3091-4008/4150
380 páginas – R$ 55

Astronomia e astrofísica
Kepler de Souza Oliveira Filho e
Maria de Fátima Oliveira Saraiva
São Paulo, 2004, Editora Livraria da Física
Fone: (11) 3826-7599
557 páginas – R$ 65

Isabel Levy
Ciência Hoje On-line
20/08/04