A Terra como Saturno

A pergunta é de imaginação de criança e curiosidade de cientista: como seria a Terra se tivesse anéis, como Saturno?

A questão intrigou também o animador Roy Prol (de nacionalidade e procedência desconhecidas). E ele tentou respondê-la – imageticamente – em um vídeo que circula na internet e que descobrimos pelo Twitter graças a uma dica do nosso colunista Adilson de Oliveira.

Roy Prol criou um curta-metragem de animação que recria a Terra com anéis. O vídeo tem algumas explicações científicas interessantes: os anéis ficariam alinhados com a linha do Equador e poderiam ser vistos ‘nascendo’ do leste para o oeste.

Além disso, o espectador que estivesse mais distante da linha do Equador poderia enxergar os anéis mais grossos e paralelos ao horizonte. De modo oposto, aqueles que estivessem próximos à linha imaginária que separa os hemisférios Norte e Sul veriam apenas uma espécie de feixe de luz cruzando o céu perpendicularmente.

Anel em Quito
Habitantes das regiões próximas ao Equador – como a capital equatoriana, Quito, retratada acima – veriam os anéis como uma linha reta cruzando o céu (foto: reprodução).

Prol explica no vídeo que, como a Lua, os anéis refletiriam a luz do Sol e, por isso, brilhariam à noite no céu.

Veja abaixo o vídeo de Prol, que, em seu canal no YouTube, conta com outras animações em 3D, como a que simula jardins suspensos no ar.


Thiago Camelo

Ciência Hoje On-line