Ciência e carnaval na SBPC

Participantes da reunião anual da SBPC tiram fotos ao lado do boneco do físico alemão Albert Einstein (foto: Luís Henrique Amorim).

Os participantes da 60ª Reunião Anual da SBPC tiveram o prazer de acompanhar os bonecos gigantes de ilustres cientistas que compõem o bloco carnavalesco “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, de Recife. Albert Einstein, Alberto Santos Dumont, José Leite Lopes e Charles Darwin passearam ontem pelo campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acompanhados por um carro de som com frevo e outros ritmos carnavalescos de Pernambuco.

Desde 2005, o bloco desfila pelas ruas de Olinda e Recife durante o carnaval, com apoio da Secretaria Regional da SBPC/PE e do Espaço Ciência. O primeiro boneco foi o do físico alemão Albert Einstein (1879-1955), em homenagem aos 100 anos da teoria da relatividade, publicada por ele em 1905.

O brasileiro Alberto Santos Dumont foi o homenageado de 2006 do bloco “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” (foto: Luís Henrique Amorim).

 

Em 2006, já com o nome definitivo de “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, a troça desfilou com mais um boneco gigante: o do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), que foi o homenageado da 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pela comemoração dos 100 anos do vôo do 14 Bis.

 

O boneco do físico pernambucano José Leite Lopes foi muito assediado pelos participantes da reunião anual da SBPC (foto: Luís Henrique Amorim).

 

No ano de 2007, o homenageado foi o físico pernambucano José Leite Lopes

(1918-2006), falecido um ano antes. E em 2008 o novo integrante da trupe foi o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), por conta das comemorações dos 150 anos da teoria da seleção natural.

 

Além dos desfiles no carnaval, o bloco também se apresenta durante as comemorações da Semana Nacional de C&T, realizadas sempre em outubro. Durante o resto do ano, seu acervo fica exposto no Espaço Ciência.

 

O boneco de Charles Darwin prestigiou, ao lado da platéia, a conferência sobre a passagem do naturalista inglês pelo Brasil (foto: Bernardo Esteves).

 

A idéia da troça é homenagear a cada ano um cientista e, assim, aumentar seu acervo de bonecos gigantes e estimular o contato direto dos foliões com ilustres representantes da história da ciência também durante as festividades de carnaval.

 

Durante a reunião anual da SBPC, os bonecos estão expostos no Circo da Ciência, no Ginásio da Faculdade de Educação Física.

Daniela Oliveira
JC e-mail

 

17/07/2008