Comemoração em grande estilo

 

Cartaz da 60ª Reunião Anual da SBPC.

O maior evento da ciência brasileira este ano será marcado pelo espírito de comemoração. Entre os dias 13 e 18 de julho, o campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre suas portas para a 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que celebra em 2008 seis décadas de fundação.

O encontro reunirá cientistas, professores, estudantes e interessados em ciência de todo o país em fóruns e debates. Em 2008, o eixo temático da reunião inclui questões ligadas às áreas de energia, ambiente e tecnologia. Acompanhe a partir da semana que vem a cobertura completa do evento pela CH On-line.

As reuniões da SBPC, sediadas a cada ano em uma cidade diferente, têm o objetivo estimular o debate público sobre ciência e tecnologia, com a participação dos principais pesquisadores do país. Em 2008, como parte das comemorações do aniversário da SBPC, a cidade escolhida foi Campinas, que há 60 anos recebeu a primeira reunião anual da entidade.

Durante o evento, serão realizadas mais de 300 atividades simultâneas, entre conferências, minicursos, mesas-redondas e assembléias, além de concursos e entregas de prêmios para que o público possa montar sua própria programação. A maioria das atividades é aberta ao público, com entrada franca.

Todos os grandes temas da atualidade científica estarão representados na programação da reunião. Entre os destaques, estão previstos debates sobre etanol de cana-de-açúcar, desenvolvimento e inovação tecnológica, testes com animais, aquecimento global, biodiversidade, educação básica, multidiversidade cultural e muitos outros. Os organizadores esperam uma média de público de 10 mil pessoas.

Programação especial

Vista aérea do campus da Unicamp, que recebe em julho a 60ª reunião anual da SBPC (foto: Wikimedia Commons).

Entre as autoridades que já confirmaram presença estão os ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores, Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Carlos Minc, do Meio Ambiente. O evento também reserva uma programação especial para comemorar efemérides como os 60 anos da SBPC, os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, os 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro ou os 150 anos da teoria da seleção natural.

 

Serão promovidas ainda a mostra Ciência e Tecnologia, a SBPC Jovem, com oficinas e palestras voltadas para esse público e um espaço aberto para os estudantes apresentarem seus trabalhos de pesquisa, além de uma programação cultural, com apresentações de músicos e artistas.

 

A abertura oficial da reunião acontece domingo, dia 13, às 19h, no Ginásio Multidiscilinar da Unicamp. A programação completa pode ser consultada

no portal da SBPC.

Igor Waltz
Ciência Hoje On-line
11/07/2008