Dance com os neurônios

Como já falamos aqui no Bússola, tivemos o prazer de passar um dia quase inteiro no Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) do Instituto de Ciências Biomédicas, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O LaNCE desenvolve estudos com neurônios reprogramados a partir decélulas da pele de pessoas com doenças mentais e pesquisa novas formasde cultivar células-tronco embrionárias visando sua aplicação clínica.

O chefe do laboratório é o nosso colunista Stevens Rehen

Entre uma conversa com Stevens lá, uma passeada pela universidade acolá, conseguimos entrar onde a ação realmente acontece. Ou seja, no lugar em que, de fato, as células são reprogramadas e se tornam neurônios.

Foi bastante divertida a visita. Por estarmos com uma câmera portátil, deu para filmar de perto o trabalho minucioso dos cientistas – que exibem gestos e movimentos similares aos de um cirurgião, tamanha é a habilidade com que manuseiam os instrumentos.

Ficamos felizes em compartilhar abaixo o despretensioso videoclipe que montamos com as melhores imagens capitadas.

Mais uma vez, fica o agradecimento ao Stevens por ter aberto a porta de seu laboratório.

Divirtam-se!