Pasteur de brinquedo

Os vídeos de animação feitos com bonecos de Lego são um fenômeno na internet. Clipes com os melhores momentos de várias partidas da Copa de 2010, por exemplo, foram vistos centenas de milhares de vezes no YouTube. Pois o mundo da ciência não poderia ficar de fora dessa febre.

Vimos esta semana um vídeo que traz uma breve história da microbiologia em stop motion – nome da técnica usada nesses vídeos de animação, na qual os personagens são fotografados quadro a quadro.

O vídeo Grandes microbiologistas mostra como se consolidou a área da ciência dedicada ao estudo dos microrganismos, da invenção do microscópio, no século 16, aos avanços recentes da engenharia genética. Assista ao vídeo abaixo (em inglês apenas):

Os protagonistas são dois pioneiros da microbiologia – devidamente retratados com bonecos Lego, como todos os outros personagens.

Um deles é o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632–1723), conhecido por aperfeiçoar o microscópio – ele foi o primeiro a descrever organismos unicelulares, que ele chamava de ‘animálculos’.

O outro personagem central é o francês Louis Pasteur (1822–1895), um dos primeiros a defender que algumas doenças são causadas por microrganismos invisíveis ao olho nu, entre outros feitos. 

Soubemos do vídeo pelo Improbable.com, divertido blogue dos organizadores do prêmio IgNobel.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line