Se dissessem assim: “O fungo Octospora humosa está ameaçado de extinção”, qual seria a possibilidade de você lembrar, até a hora de dormir, o nome da espécie?
Tente novamente com a seguinte sentença: o fungo ‘lábios ardentes’ está ameaçado de extinção. Mais fácil, né?
Foi exatamente com o objetivo de jogar luz sobre dez espécies que podem sumir definitivamente do globo – conhecidas apenas pelos seus nomes científicos – que a Natural England, braço da Secretaria do Meio Ambiente britânica, e o jornal inglês Guardian organizaram um concurso intitulado ‘Nomeie uma espécie’.
O apelido vencedor foi justamente ‘lábios ardentes’ (tradução livre do inglês, hotlips), agora nome popular do fungo alaranjado que, de fato, é a cara de uma boca carnuda.
Segundo reportagem do Guardian, os organizadores ficaram surpresos quando descobriram a idade do vencedor: uma menina de 12 anos, que derrotou mais de 5 mil candidatos. “Eles [os jovens] olham para as coisas com uma criatividade de se admirar”, disse ao jornal Pete Brotherton, um dos juízes da competição.
No top10 dos nomes criativos ainda estão a ‘senhora escarlate‘ (scarlet lady) – nova alcunha de uma lesma-do-mar avermelhada (daí escarlate) e hermafrodita (daí o irônico ‘senhora’) – e o ‘líquen raio de sol‘ (sunburst lichen), epíteto para o organismo Lichenomphalia alpina.
“São espécies, agora, com nome”, celebrou Brotherton. “Algumas delas estão ameaçadas de extinção e podem, no futuro, ser salvas por esses apelidos.”
Confira, em inglês, a lista completa dos nomes vencedores.
Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line