Sobre ser cientista

Falar de ciência pode ser uma tarefa árdua. Explicar a ciência feita por terceiros pode ser ainda mais difícil. E se essa missão fosse facilitada por vídeos com depoimentos dos próprios profissionais? O Ministério da Ciência e Tecnologia, desde a última edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, disponibiliza trechos de entrevistas com o objetivo de divulgar a ciência que se faz em todo o país e despertar o interesse para a carreira científica.

O projeto ‘A ciência que eu faço‘ permite que engenheiros, astronautas, químicos ou físicos contem um pouco mais sobre suas histórias.

Alguns exemplos.

No vídeo abaixo, Marcos Pontes fala da vitória de ser o primeiro astronauta brasileiro, de sua trajetória, que começou com o sonho de ser piloto, e de seus planos.

Já no trecho seguinte, o pesquisador Henrique Lins de Barros, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, explica o seu trabalho com as bactérias magnéticas e a sua relação de curiosidade com a ciência. É possível também entender um pouco mais sobre engenharia nuclear, funcionamento de museus e até história.

A série de entrevistas, no formato de filmes de curta duração, é uma ferramenta interessante para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio que desejam desvendar o trabalho dos cientistas.

A dica dos vídeos foi dada pela turma da Casa da Ciência.

Veja mais depoimentos na página do evento.

Larissa Rangel