Tabela periódica em 0,08 milímetros

Às vezes a ciência pode ser tão ‘inútil’ (em termos funcionais) quanto divertida. É a conclusão a que se chega quando vemos o vídeo preparado por uma turma da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Os entusiasmados pesquisadores – conhecidos por produzirem vídeos didáticos sobre os elementos da tabela periódica – resolveram celebrar, de forma inusitada, o aniversário do líder do time, o professor de química Martyn Poliakoff. O presente: cunhar em um único fio de cabelo de Poliakoff todos os 118 elementos da tabela periódica.

Para se ter uma ideia do tamanho da encrenca, os fios de cabelo mais grossos têm, no máximo, 0,08 milímetros de espessura. A medida fica ainda mais ‘concreta’ quando comparada a dimensões mais mundanas. Por exemplo: um milhão de tabelas periódicas do tamanho da criada pelos químicos de Nottingham caberia em uma pequena folha de um bloquinho de notas. 

A própria equipe dimensiona o feito: trata-se da menor tabela periódica do mundo. 

Microtabela
A vasta cabeleira do químico Martyn Poliakoff, o escolhido para ter um fio que carrega a tabela periódica. (foto: reprodução / periodicvideos.com)

Mas como? A equipe de Nottingham, velha conhecida da CH (leia um texto sobre a repercussão do trabalho da turma no Brasil), usou um microscópio eletrônico para enxergar o fio e um ‘lápis’ de feixes de íons para escrever cada elemento. Assim, bastou ‘bombardear’ de íons o fio de cabelo para que a tabela periódica surgisse microscopicamente.

Outro vídeo da mesma equipe usa a mesma tecnologia para escrever ‘Feliz Natal’ em um floco de neve. Não é para qualquer laboratório!

Assista ao vídeo (em inglês) em que a tabela periódica é escrita em um fio de cabelo

 


Thiago Camelo

Ciência Hoje On-line