Na segunda-feira passada (28/03), acompanhamos de perto o incêndio no prédio da capela da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aqui no campus da Praia Vermelha.
Vimos tudo, desde as primeiras chamas no topo da construção, as quais imaginamos que seriam rapidamente controladas pelos bombeiros já a postos, até a dominação completa dos três andares do prédio pelo fogo.
Além de a UFRJ abrigar o Instituto Ciência Hoje, temos uma relação ativa e afetiva com a instituição. Parte importante da nossa equipe estudou/estuda, leciona ou ainda pesquisa na UFRJ. São anos de convivência, parcerias e investimentos, diretos e indiretos.
Ao assistir de perto a uma tragédia desse porte, veio naturalmente a vontade de ajudar. Imbuído desse espírito de solidariedade, o Instituto Ciência Hoje decidiu doar à universidade R$ 100 mil para contribuir com a restauração da capela e das demais áreas atingidas pelo incêndio.
A iniciativa foi divulgada hoje na coluna de Ancelmo Gois, em O Globo. Como afirma na nota o diretor-presidente do ICH Renato Lessa, “seria importante que outras iniciativas assim se somassem no apoio à UFRJ”. Que assim seja.
Equipe ICH