Alvo contra diabetes

Enzimas que participam do controle dos níveis de insulina no sangue têm se mostrado alvos promissores na busca por novos tratamentos contra o diabetes tipo 2. Testados em camundongos, dois compostos que agem sobre essas enzimas conseguiram diminuir os níveis de glicose dos animais.

Um dos compostos, o 6bK, impede a degradação natural da insulina ao inibir a ação da enzima responsável por essa tarefa, resultando em um aumento do hormônio na corrente sanguínea. Testado em camundongos obesos, o 6bK levou à redução da glicose no sangue dos animais quando eles eram submetidos à ingestão de açúcar. O estudo foi publicado na revista Nature desta semana.

Tanto nos camundongos magros quanto nos obesos, houve redução de 60% nos níveis de glicose em comparação a roedores que não foram tratados com o inibidor

Para testar a eficácia do composto, camundongos magros e obesos ingeriram glicose 30 minutos após receberem uma injeção de 6bK. A análise do sangue dos animais mostrou que, tanto nos camundongos magros quanto nos obesos, houve redução de 60% nos níveis de glicose em comparação a roedores que não foram tratados com o inibidor. A obesidade é fator de risco para o diabetes tipo 2, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo.

Quando associado à sitagliptina, medicamento já usado na terapia contra diabetes tipo 2, o 6bK mostrou eficácia 15% maior na redução dos níveis de glicose do que quando injetado sozinho. Além disso, a atuação do 6bK não se limita à preservação da insulina. Os camundongos tratados com o inibidor tiveram um esvaziamento gástrico duas vezes mais lento que o dos demais. Os pesquisadores explicam que o composto atua sobre a amilina, hormônio responsável pela saciedade alimentar e que tem ação reduzida em diabéticos.

Enzima que degrada insulina
Estrutura da enzima que degrada insulina (também chamada de IDE), que foi alvo do composto testado por pesquisadores norte-americanos. (imagem: Wikimedia Commons/ Emw – CC BY-SA 3.0)

Segundo o químico e coautor do estudo David Liu, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há décadas especulava-se sobre a possibilidade de inibir a degradação da insulina para controlar os níveis de glicose no sangue, mas só agora isso foi comprovado. “Não podemos considerar o 6bK um medicamento, mas, se desenvolvido como tal, pode ser uma boa estratégia complementar a outros tratamentos contra diabetes”, comenta.

Enzimas em alta

O uso de enzimas como alvo do tratamento contra diabetes tipo 2 também apresentou resultados promissores em estudo publicado em março na PNAS. Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, desenvolveram uma imunoterapia que atua sobre a dipeptidil peptidase 4 (DPP4), enzima responsável pela degradação de um peptídeo que estimula a produção de insulina e reduz os níveis de glicose no sangue.

Para bloquear a enzima DPP4, os pesquisadores injetaram em camundongos com diabetes um pedaço da própria enzima. Associada a ela, havia uma proteína capaz de induzir a produção de anticorpos contra a DPP4, o que resultou em uma espécie de vacina terapêutica contra o diabetes. Os camundongos receberam a terapia três vezes, com intervalos de duas semanas.

Após ingestão de carboidratos, os animais tratados exibiram níveis de insulina duas vezes maiores do que aqueles não tratados, o que levou a menores níveis de glicose no sangue. Segundo o médico e coautor do estudo Hironori Nakagami, a vacina teria efeito semelhante ao de remédios inibidores de DPP4 já usados por pessoas com diabetes, mas a principal vantagem seria não precisar tomá-la diariamente. “Muitos pacientes esquecem-se de tomar o medicamento e, além disso, um tratamento de uso diário é muito mais caro”, defende.

A vacina não mostrou efeitos adversos nos camundongos e pode ser testada em humanos em breve. “Pretendemos começar os testes clínicos dentro de cinco anos”, completa Nakagami.

Mariana Rocha