Companhia indesejada

A acne é a mais comum das doenças crônicas da pele humana. Apesar de ocorrer em outras fases de nossa vida, ela é uma companhia freqüente dos adolescentes sendo, por isso, vista como um símbolo desse período. Essas erupções da pele impõem sua presença igualmente a homens e mulheres, embora os adolescentes do sexo masculino sejam as vítimas mais freqüentes. De fato, quase todas as pessoas têm ou terão acnes pelo menos em algum momento de sua vida.

A acne é caracterizada por uma obstrução dos folículos pilossebáceos provocada por secreções das glândulas sebáceas, que incluem o sebo (ou gordura). (Esquema: Wikipedia)

No mundo são gastos vários bilhões de dólares anualmente com tratamentos de pele. Somente nos Estados Unidos, estima-se que esse valor se eleve a mais de 4 bilhões de dólares anuais, dos quais pelo menos 100 milhões destinam-se apenas para a aquisição de cremes, medicamentos e terapias contra a acne. Grande parte desses gastos é encorajada por propagandas feitas por modelos e atrizes com a cútis perfeita. Essas mensagens acabam reforçando a idéia (errada!) de que todos têm de ter “pele de bebê” e levam à perpetuação de mitos e concepções equivocadas sobre as formas de se lidar com a acne.

Os eventos que levam à formação dessas erupções ocorrem em nossos pêlos ou folículos pilossebáceos e nas glândulas sebáceas. As glândulas sebáceas são distribuídas por todo o nosso corpo (exceto nas solas dos pés e mãos) concentrando-se principalmente na face e no couro cabeludo (onde há de 400 a 900 glândulas por cm 2 ). Essas glândulas produzem uma secreção oleosa conhecida como sebo (que vem de sebum , gordura em latim), produzida por células conhecidas como corneócitos. O sebo protege e torna a pele e os pêlos impermeáveis, prevenindo-os de se tornarem secos ou quebradiços. Além disso, essa secreção inibe o crescimento de microrganismos na pele.

Com a evolução do processo de queratinização, o núcleo e as organelas citoplasmáticas dos corneócitos desaparecem, seu metabolismo cessa e essas células sofrem um processo de morte programada ou apoptose. Em seguida sua membrana plasmática se rompe e o conteúdo celular restante é secretado em conjunto com o sebo por elas produzido (secreção holócrina), através dos dutos dos folículos pilossebáceos na superfície da pele.

Cravos e espinhas
Os folículos pilossebáceos podem ficar obstruídos pela sua própria secreção, formando-se assim uma espécie de rolha que entope o duto pelo qual são transportados os compostos produzidos pelas glândulas sebáceas em direção à superfície da pele. Nessa primeira fase, a acne é conhecida como cravo (ou comedão).

Bactérias como a Propionibacterium acnes (acima) ocorrem nas acnes em função do aumento da atividade das glândulas sebáceas (foto: MicrobeWiki).

O aumento da atividade das glândulas sebáceas, induzida pelos hormônios androgênicos como a testosterona, faz com que as acnes possam ser ocupadas por bactérias anaeróbias – principalmente a Propionibacterium acnes – e leveduras do gênero Malassezia que necessitam de gorduras para se desenvolver.

Essa associação entre células mortas e microrganismos que produzem uma série de compostos biologicamente ativos atraem para o local leucócitos que levam a uma reação inflamatória (acnes de grau 2 ou espinhas). Posteriormente, a inflamação poderá originar no local uma pequena elevação (pápula), além de dor. As pápulas podem ter pus em seu interior (pústulas, nódulos e abscessos) e, dependendo de sua gravidade, podem deixar cicatrizes como lembrança de sua ocorrência.

As causas exatas da acne não são plenamente conhecidas. Contudo, sabe-se que elevações na produção de sebo, a queratinização exagerada das células do duto piloso (hiperqueratinização ou hipercornificação), infecções bacterianas e ocorrência de um processo inflamatório contribuem para o surgimento desse problema. Especula-se que essa hipercornificação esteja associada a respostas anormais dos corneócitos a hormônios androgênicos ou mesmo uma produção exagerada de lipídios por essas células.

A herança genética e diversos outros fatores contribuem para o surgimento das acnes. Estresse, tensão pré-menstrual, utilização de contraceptivos orais e reações a cosméticos podem desencadear um quadro de acne. Pizzas, batatas fritas e outros alimentos gordurosos não causam acne nem agravam um quadro já existente. Apesar disso, você deve se lembrar que esses alimentos não são saudáveis e que seu consumo excessivo está associado a doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde, para não mencionar a obesidade.

Acne e hormônios

Testa de um rapaz de 14 anos com profusão de acnes. Essa patologia é especialmente comum em adolescentes, em decorrência do aumento da produção dos hormônios sexuais (foto: Wikipedia).

Na maioria dos casos, as acnes iniciam-se entre os 10 e 13 anos e usualmente perduram por cerca de cinco a dez anos. O surgimento da acne nos adolescentes, conhecida como acne vulgaris ou acne comum, é desencadeado principalmente pelo aumento da produção dos hormônios sexuais nessa fase da vida. Contudo, em algumas pessoas (principalmente mulheres), os tormentos causados pelas acnes iniciam-se durante a infância ou após os 30-40 anos ou mesmo mais tarde.

No entanto, existem diferenças entre as acnes surgidas nesse período da vida e aquelas observadas na adolescência: nos adultos, as acnes tendem a ocorrer principalmente na região inferior da face e seu surgimento está associado com o ciclo menstrual ou com uma maior sensibilidade a hormônios, principalmente durante a gravidez, e ao uso de anticoncepcionais. Mulheres na idade da menopausa, entre 40 e 50 anos, podem apresentar uma variante severa da acne, conhecida como rosácea, caracterizada por um grande número de pápulas e pústulas.

A prevenção é uma das armas para se tratar da acne. É possível minimizar o problema com medidas como a limpeza periódica da pele para se eliminar resíduos e excesso de oleosidade e cuidados específicos, como o uso de produtos para a desobstrução dos poros, a retirada das células mortas e o controle da proliferação bacteriana. Dependendo do quadro, o recurso a antibióticos ou outros medicamentos de uso oral também pode ser recomendado por seu dermatologista para controlar a infecção.

As acnes são motivo de insatisfação e embaraço para diversas pessoas, quase um tabu. A adolescência é um dos períodos mais complicados da vida de muita gente e, nessa época, uma avalanche hormonal torna as pessoas instáveis e sensíveis. É também o período da descoberta de si mesmo e do sexo oposto e da “introdução” ao convívio social. A presença das acnes, muitas vezes, diminui a auto-estima das pessoas que, assim, tornam-se retraídas.

Os avanços da medicina atual converteram as acnes em um problema contornável e que não deixa vestígios de sua indesejável visita. De qualquer forma, é importante se ter em mente que a beleza de uma pessoa inclui outros fatores, como a inteligência e a personalidade, algo que está muito além de pequenos pontinhos vermelhos em nossa pele.

Jerry Carvalho Borges
Colunista da CH On-line 
07/05/2007

SUGESTÕES PARA LEITURA
Degitz, K., Placzek, M., Borelli, C., Plewig, G. (2007). Pathophysiology of acne. J. Dtsch. Dermatol. Ges. 5, 316-323.
Fried, R.G., Wechsler, A. (2006). Psychological problems in the acne patient. Dermatol. Ther. 19, 237-240.
Van de Kerkhof, P.C. et al. (2006). Current and future treatment options for acne. J. Dermatolog. Treat. 17, 198-204.
Goodman, G. (2006). Acne – natural history, facts and myths. Aust. Fam. Physician 35, 613-616.
Perry, A.L., Lambert, P.A. (2006). Propionibacterium acnes. Lett. Appl. Microbiol. 42, 185-188.
Cordain, L. (2005). Implications for the role of diet in acne. Semin. Cutan. Med. Surg. 24, 84-91.