Conheça o colunista

Roberto LentO neurocientista Roberto Lent é desde maio de 2006 o titular da coluna Bilhões de neurônios, publicada na última sexta-feira do mês. Seus textos discutem a atualidade da neurociência.

Roberto Lent é casado com Cilene Vieira Lent e tem quatro filhos já adultos. É professor titular de neurociência do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde chefia o Laboratório de Neuroplasticidade. Formou-se em medicina na UFRJ e fez mestrado e doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, nessa mesma universidade, além de um estágio de pós-doutoramento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA.

A linha de pesquisa que Lent conduz no laboratório investiga o desenvolvimento e a plasticidade do córtex cerebral, utilizando tanto modelos animais como o próprio cérebro humano. Ele é também membro da Academia Brasileira de Ciências, do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, do Conselho Superior da Capes-MEC e do Comitê de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro.

Além do seu trabalho de pesquisa e orientação de alunos de pós-graduação, Lent dedica-se fortemente à divulgação científica, sendo autor de livros publicados para o público universitário e para o público infantil – como os livros da Turma do Zé Neurim, que deram origem a uma série de histórias em quadrinhos publicadas em 2005 e 2006 na CH On-line. É também sócio da Editora Vieira & Lent, que tem uma forte linha editorial em divulgação científica.

Roberto Lent é ainda um dos diretores do Instituto Ciência Hoje. Ele estava entre o grupo de cientistas que, em 1982, criou a revista Ciência Hoje. O número de estreia trazia em destaque um artigo dele, chamado “Cem bilhões de neurônios” – título que foi retomado, em 2002, em um livro de referência sobre neurociência publicado por ele e que, depois, foi retomado em sua coluna mensal na CH On-line.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]