Conheça o colunista

Jean Remy Davée Guimarães

O biólogo Jean Remy Davée Guimarães é desde setembro de 2008 o titular da coluna ‘Planeta em transe’, publicada na terceira sexta-feira do mês. Seus textos discutem temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

O nome da coluna remete ao filme essencial que Glauber Rocha lançou em 1967, mas deve ser também levado em seu sentido literal, que alude à crise ambiental que vive o planeta. A palavra “transe”, lembra-nos o Dicionário Houaiss, significa em sua acepção primeira “estado de aflição, angústia; viva inquietude, momento problemático”.

A definição é ideal para caracterizar o panorama grave da saúde do planeta. Aquecimento global, perda acelerada da biodiversidade e da cobertura vegetal, ameaça de escassez de água e de tantos outros recursos naturais. Todos esses são temas centrais da atualidade e estarão em pauta nos textos mensais de ‘Planeta em transe’.

As questões ambientais são foco do interesse acadêmico do titular da coluna há mais de trinta anos. Jean Remy Davée Guimarães se formou em biologia marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977 e tem mestrado (1982) e doutorado (1992) em biofísica pela mesma instituição, da qual hoje é professor e pesquisador.

Entre seus temas de pesquisa atuais, estão a degradação de hidrocarbonetos no solo e o estudo de poluentes como o mercúrio em ambientes aquáticos e de suas interações com as comunidades microbianas.

Guimarães atuou também na fiscalização de processos ambientais em órgãos públicos. Ele foi pesquisador em ecologia marinha em um instituto vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear e foi responsável ainda pelo programa de monitoração radiológica ambiental da central nuclear de Angra dos Reis entre 1982 e 1992.

A divulgação científica não é um campo novo para nosso novo colunista. Desde 2007, Jean Remy Davée Guimarães atua como editor científico de ciências ambientais de Ciência Hoje, cargo no qual participa da definição das pautas e da avaliação dos artigos publicados na revista.

Envie críticas, comentários e sugestões para [email protected]