Dependência química interrompida

 

Pode estar em uma região do interior do cérebro a solução para viciados em drogas que tentam se livrar da dependência química. Pesquisadores chilenos descobriram que o córtex insular, pequena área cerebral responsável por monitorar a percepção de estados psicológicos, também pode estar envolvida no controle dos sintomas da abstinência, como ansiedade, irritabilidade e depressão.

Na foto do alto, o rato viciado em anfetamina vai até o compartimento iluminado (à direita) em busca da droga (as fezes indicam o seu estado de ansiedade). Na foto de baixo, ele pára de solicitar a anfetamina e retorna ao compartimento escuro, ambiente preferido por esses animais, após ter o córtex insular bloqueado pelos pesquisadores (fotos: Science).

Os resultados da pesquisa, publicados esta semana na revista Science, podem levar ao desenvolvimento de novas terapias para combater a dependência química e os efeitos colaterais dos medicamentos usados nesses tratamentos.

A equipe de Fernando Torrealba, da Pontifícia Universidade Católica do Chile, realizou testes com ratos viciados em anfetamina. O córtex insular dos animais foi quimicamente bloqueado e, conseqüentemente, a atividade neural dessa região foi desativada. Em seguida, os cientistas notaram que os ratos paravam de solicitar a droga temporariamente. Quando o efeito passava, os roedores voltaram a procurar por anfetaminas. Com a experiência, os pesquisadores latino-americanos confirmaram a função-chave do córtex insular na identificação de necessidades corporais e no direcionamento de ações e comportamentos.

Além de interromper momentaneamente a dependência de drogas, inativação do córtex insular também diminuiu os efeitos colaterais de medicamentos usados para amenizar os sintomas da abstinência química, conforme mostrou outro experimento. Os ratos viciados em anfetaminas receberam uma injeção de lítio, substância empregada para estabilizar mudanças de humor causadas pela abstinência e que traz efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal e mal-estar. Quando o córtex insular dos ratos foi novamente bloqueado, eles deixaram de apresentar esses sintomas e voltaram a se sentir bem.

Sistema interoceptivo
O setor do sistema nervoso responsável por interpretar sensações é chamado de sistema interoceptivo, que gerencia as informações emocionais relativas à manutenção do nosso equilíbrio fisiológico (homeostase). Esse mecanismo é alterado em indivíduos que são viciados em alguma substância. As drogas se tornam mediadoras desse processo e as principais motivadoras de comportamento, uma vez que o vício torna as pessoas irritadas e ansiosas quando estão em abstinência.

Os resultados do estudo indicam que o córtex insular pode ter um papel importante na percepção consciente de sinais interoceptivos e a distribuição dessa informação para outras partes do cérebro, o que explicaria por que a sua desativação diminui o anseio pela droga.

“Os resultados sugerem ainda que a modulação da atividade da ínsula usando abordagens não invasivas deve ser considerada como um alvo terapêutico para aliviar a compulsão por drogas”, concluem os autores no artigo. Os cientistas pretendem agora estender os estudos sobre o combate à abstinência por períodos mais longos e descobrir como aliviar sintomas causados por tratamentos de recuperação através dessa região cerebral. 

Fabíola Bezerra
Ciência Hoje On-line
25/10/2007