Dos laboratórios para as galerias de arte

Foto foi feita por Dee Breger a partir de imagens de microscopia eletrônica e colorizada em computador. Ela ganhou a segunda colocação no concurso da Science na categoria fotografia

O avanço das técnicas de fotografia microscópica e da computação gráfica tem permitido a produção de imagens científicas que, além de úteis para a pesquisa, são muitas vezes belíssimas, dignas de estar nas paredes de museus e galerias de arte. Algumas delas ajudam a resolver mistérios milenares da ciência, como a imagem acima, de Dee Breger, do Observatório Terrestre de Lamont-Doherty, nos EUA.

A foto retrata cristais de pirita formados dentro de um microplâncton retirado de sedimentos do Mar Negro. A reação química para a criação de tais cristais só ocorre quando falta oxigênio nos sedimentos marinhos. Essa condição poderia ter sido criada com a inundação do antigo “lago do Mar Negro” pelas águas salgadas do Mar Mediterrâneo. Cogita-se até que essa inundação seria o evento histórico descrito na Bíblia como o dilúvio de Noé.

Para reconhecer e estimular a produção de imagens como essa, a Fundação Nacional de Ciência dos EUA e a revista Science organizaram o primeiro Desafio de Visualização Técnica e Científica. Os 297 trabalhos submetidos ao concurso foram divididos em três categorias: fotografia, multimídia e ilustração. O júri, formado por dois jornalistas, um produtor de documentários científicos, um fotógrafo científico e dois especialistas em computação gráfica e ilustração, premiou dois trabalhos em cada categoria.

Clique nas imagens abaixo para conhecer detalhes de alguns dos vencedores do concurso.

Interior do tronco de um pinheiro Macrófago engole bactéria Organização de arquivos em 3D Um passeio pela nebulosa de Órion

Liza Albuquerque
Ciência Hoje on-line
25/09/03

Leia também:
Imagens de satélite transformadas em arte