Estacionar é preciso

 

Nem todos têm habilidade para estacionar em vagas com espaço reduzido e, por isso, uma das manobras mais temidas pelos motoristas é a baliza. Seria muito mais fácil se existisse um carro capaz de estacionar sozinho. É isso que alguns pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) conseguiram construir: um automóvel popular que pode fazer baliza automaticamente, sob o comando de um botão.

O engenheiro mecânico Sadek Alfaro dentro de um protótipo equipado com o dispositivo que realiza a baliza automática: o conjunto de fios mais a frente é a ligação entre os diversos subsistemas do carro com o microcontrolador.

“Nossa intenção era fazer algo barato, simples e que pudesse ser integrado a um carro popular movido a gasolina. A ativação da baliza automática é feita de forma semelhante ao comando das travas elétricas das portas”, diz o engenheiro mecânico Sadek Alfaro, um dos responsáveis pelo projeto. “O sistema pode ser instalado num veículo comum a um custo de R$ 2,5 mil. A BMW já produz carros com esse recurso, mas eles custam US$ 28 mil, porque funcionam com sensores a laser e câmeras de alta definição.”

O veículo que o grupo da UnB criou funciona com base em sensores ultra-sônicos, que mapeiam o ambiente ao redor do carro e detectam os obstáculos existentes em todas as direções. Os dados coletados pelos sensores são enviados para um microcontrolador – uma espécie de computador com velocidade de processamento menor. Esse dispositivo analisa os dados, calcula a distância dos obstáculos e determina os movimentos que o carro terá que fazer para entrar na vaga.

O microcontrolador está ligado à parte eletrônica do veículo para transmitir as ordens aos seus subsistemas – freio, acelerador, direção, marcha, câmbio e embreagem. A partir daí, tudo é feito automaticamente e o veículo se encarrega de estacionar na vaga. Por enquanto a baliza automática só funciona em ruas sem inclinação, mas existe um projeto para adaptá-la a planos inclinados. “A dificuldade da inclinação é que há uma considerável força gravitacional atuando no carro”, explica Alfaro. “Isso torna o processo mais complicado porque teremos que acionar mais subsistemas ao mesmo tempo.”

O sistema foi testado apenas em laboratório, mas com carros de tamanho real. Os testes no trânsito devem começar a partir do ano que vem. “Já entramos com o pedido de patente e o produto final provavelmente ficará pronto em 2008. Há algumas montadoras interessadas em adicionar o recurso em seus veículos, mas ainda estamos em fase de negociação”, informa Alfaro. Embora a baliza automática ainda não seja capaz de estacionar em planos inclinados, o engenheiro garante que quando for para o mercado o produto estará completo. “Estamos trabalhando para que o sistema torne o carro apto a estacionar qualquer lugar.” 

Franciane Lovati
Ciência Hoje On-line
07/08/2006