Exposição marca os 30 anos do ICH

Há três décadas, um grupo de jovens pesquisadores, imbuídos do espírito de cidadania e engajamento político que marcou a redemocratização do Brasil, deu materialidade a um projeto inovador no campo da divulgação científica nacional: a revista Ciência Hoje. De lá para cá, o país mudou e a CH acompanhou esse movimento. Cresceu, se diversificou, superou dificuldades para comemorar, hoje, 30 anos de uma trajetória bem-sucedida.

Para comemorar a data, foi elaborada a exposição ’30 anos da Ciência Hoje’, que resgata um pouco da história do país, da ciência nacional e dos momentos vividos pelo próprio Instituto Ciência Hoje nesse período. A programação inclui uma série de atividades e eventos abertos ao público, como oficinas e palestras, além do lançamento de um livro e de um documentário.

Banner exposição 30 anos
Exposição Ciência Hoje 30 anos acontece na Casa da Ciência

Uma revista da ciência brasileira

Formada por grandes painéis interativos, a mostra cria uma linha do tempo que reúne capas históricas da revista e fatos científicos importantes ocorridos no Brasil e no mundo ao longo dos últimos 30 anos. A viagem permite enxergar cada acontecimento dentro do contexto econômico, cultural e político de cada período. Em telas multitoque, o acervo completo da revista Ciência Hoje pode ser acessado, proporcionando um mergulho mais profundo na realidade da ciência nacional das últimas três décadas.

Esse caráter de resgate da história científica brasileira é um dos grandes destaques das comemorações, segundo o cientista político Renato Lessa, diretor do Instituto Ciência Hoje. “Nos últimos 30 anos, milhares de pesquisadores colaboraram com o instituto. A exposição, o documentário e o ciclo de palestras procuram recuperar parte dessa memória e reafirmar os princípios que sempre sustentaram o modelo de produção do conhecimento do país”.

Renato Lessa
O diretor-presidente do ICH, o cientista político Renato Lessa, durante as gravações do documentário sobre os 30 anos do Instituto.

Paralelamente à mostra, serão realizadas oficinas e palestras de pesquisadores de renome em diversas áreas da ciência, muitos deles colaboradores do ICH.  A  Ciência Hoje das Crianças também participará da festa, com jogos e desafios para o público infanto-juvenil.

Durante a abertura do evento, no dia 14 de junho, será lançado o livro  Química Hoje, que reúne 20 artigos publicados ao longo de 2011, Ano Internacional da Química, nas páginas da Ciência Hoje. No dia 22, outra publicação do ICH sai do forno, o livro ‘Terra em transe’. A obra compila textos que tem como tema o meio ambiente, publicados pelo biólogo Jean Remy em sua coluna mensal na Ciência Hoje On-line.

Confira a programação completa do evento:

Exposição Ciência Hoje – 30 anos

15 de junho a 08 de julho
Das 9h às 20h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 20h, aos sábados, domingos e feriados
*Durante todos os dias de exposição, será exibido, de forma ininterrupta, o documentário 30 anos de Ciência Hoje

Dia 14 de junho
17h – Solenidade de abertura da exposição, para convidados
19h – Lançamento do livro Quimíca Hoje

Palestras e oficinas

Dia 15 de junho (sexta-feira)
18h – ‘Genética do povo brasileiro’
Sergio Danilo Pena, biólogo da UFMG

19h – – ‘História se divulga?’
José Murilo de Carvalho, historiador da UFRJ

Dia 20 de junho (quarta-feira)
17h – ‘Biologia Hoje’
Franklin Rumjanek, diretor do Instituto Ciência Hoje e professor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ

Dia 22 de junho (sexta-feira)
17h – ‘Sustentabilidade Hoje: é possível?’
Jean Remy Guimarães, editor de ciências ambientais da revista Ciência Hoje e professor do Instituto de Biofísica da UFRJ
* Ao final da conferência, será lançado o livro ‘Terra em transe – Crônicas de um planeta em risco’

Dia 23 de junho (sábado)
13h – Oficina
O público poderá realizar experimentos ecológicos, para entender questões como a importância da vegetação para evitar deslizamentos causados pela chuva. Outras experiências buscarão explicar como é feita a extração de DNA, como ocorre a fotossíntese, a fermentação e como se determinam os grupos sanguíneos.

Dia 30 de junho (sábado)
10h às 13h
Oficina ‘Acessibilidade Hoje: o ensino de ciências para surdos’,  voltada para professores que atuam com a área de ciências e jornalistas interessados em divulgação científica.
Vivian Rumjanek, bioquímica da UFRJ

Dia 4 de julho (quarta-feira)
17h – ‘Astronomia Hoje’
Martín Makler, astrônomo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e editor de ciências exatas da revista Ciência Hoje das Crianças.

Dia 6 de julho (sexta-feira)
17h – ‘Computação Hoje’
Ivan S. Oliveira, físico  do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e editor de ciências exatas da revista Ciência Hoje.

Dia 8 de julho (domingo)
15h – Oficina
O público poderá realizar experimentos de física e microbiologia, para entender, por exemplo, como se determina a carga e a massa do elétron, por que um supercondutor flutua ou como se determina a velocidade da luz.

Local: Casa da Ciência