Fundamentos da neurociência

Para os que querem conhecer os mistérios do funcionamento do cérebro e não têm formação específica em neurologia, um prato cheio; para os que vão se lançar no estudo do sistema nervoso, um belo começo. Assim é Cem bilhões de neurônios , livro recém-lançado do neurocientista Roberto Lent, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A obra nasceu do desejo de aliar, em uma única publicação, divulgação científica e ensino. “Sempre quis escrever um livro de nível intermediário que atingisse o grande público. Minha intenção foi passar a estrutura dos conceitos da neurociência para que leigos com formação universitária também pudessem compreender”, explica Lent. O título do livro, além de ser a quantidade estimada de neurônios de um indivíduo, foi homenagem ao artigo de mesmo nome publicado por ele no primeiro número da revista Ciência Hoje.

O livro foi alvo de resenha crítica elogiosa de Ivan Izquierdo, considerado por especialistas a maior autoridade em neurociência do Brasil. Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo de 27 de janeiro, ele julga a obra superior à de neurocientistas de renome mundial. Quando perguntado sobre os rasgados elogios, Lent é modesto: “Ele escreveu isso porque é exagerado. É um grande amigo”, ruboriza.

Não é bem assim. Embora existam livros segmentados sobre os ramos da neurociência, ’Cem bilhões …’ é a primeira tentativa de um brasileiro de reunir todas as disciplinas ligadas ao funcionamento do sistema nervoso em uma só obra.

O autor contou com a ajuda de neurocientistas conceituados no país. Toda vez que concluía um texto, Lent o enviava aos colegas para revisão. Assim, críticas e comentários permitiram reduzir erros de informação. Além da ajuda informal, os colaboradores redigiram os ’quadros científicos’ em função da proximidade do trabalho de cada um com o assunto do capítulo em questão. Já os ’quadros históricos’ ficaram a cargo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, autora de O cérebro nosso de cada dia, da editora Vieira e Lent.

Após cinco anos, a obra de 698 páginas ficou pronta, sem sofrer muitas alterações no roteiro inicial. “Foi um processo lento, até que, em 2001, resolvi tirar licença da Universidade para dedicar-me exclusivamente ao livro. Eu dividia os meses em dois: nos primeiros 15 dias estudava o assunto e, na segunda metade, redigia trechos dos capítulos”, relembra.

A estruturação do livro reflete a metodologia e a organização do autor. Escritos em ordem crescente de complexidade — o que revela a preocupação de Lent com didática e divulgação — os capítulos oferecem, ao final, um glossário e sugestões bibliográficas. ’Cem bilhões.. .’ é recheado de ilustrações que ajudam a elucidar eventuais dúvidas e tornam a leitura dinâmica e prazerosa. Segundo o autor, o melhor termômetro para medir a aceitação do público será a sala de aula. “Os alunos me darão o retorno”, garante.

Cem bilhões de neurônios:
conceitos fundamentais de neurociência
Roberto Lent
São Paulo, Editora Atheneu, 2001
698 páginas; R$ 117


Paula Americano
Ciência Hoje On-line
28/02/02