Gigante científico

Considerado o maior projeto científico da humanidade, o LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons) voltou a operar na semana passada após uma série de problemas que interromperam seu funcionamento por 14 meses. Para falar sobre esse acelerador de partículas gigante que tentará investigar os mistérios da criação do universo, o Estúdio CH recebe o físico Alberto Correa dos Reis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Alberto Correa dos Reis
O físico Alberto Correa dos Reis, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (foto: CBPF).

Em entrevista a Fred Furtado, Reis explica como funciona o acelerador de partículas e as tecnologias usadas em seus experimentos. O pesquisador, que é especialista em física experimental de altas energias e colaborador no LHC, esclarece que o objetivo de acelerar as partículas é dar a elas a energia necessária para que, ao colidirem umas com as outras, sejam produzidos diversos processos físicos.

Obter tamanha aceleração das partículas é o motivo para as dimensões gigantescas do LHC. Trata-se do maior acelerador de partículas do mundo, com 27 km de comprimento, construído a 110 m de profundidade na fronteira entre a França e a Suíça.

Entre os principais objetivos do LHC, Reis aponta a busca do bóson de Higgs (partícula que atribui massa a todas as outras ao interagir com elas) e o entendimento da assimetria entre matéria e antimatéria na composição do cosmos. Ele fala ainda sobre a possibilidade de o LHC criar condições similares às do Big Bang, grande explosão que teria dado origem ao universo.

O físico comenta também a participação brasileira nos experimentos desenvolvidos no LHC e as perspectivas para a obtenção dos primeiros resultados desse grande projeto.

Ouça na íntegra a entrevista com Alberto Correa dos Reis.