Historiadores resgatam memória da colonização ibérica

 As colônias de Portugal e Espanha nas Américas são fruto do ímpeto expansionista dessas potências nos séculos 15 e 16, quando intensificaram o ritmo de suas navegações. O modelo de colonização dos dois países apresenta semelhanças, por exemplo, na forma como eles promoveram a interação com populações indígenas e africanas, no contexto das atividades econômicas e de seus objetivos de enriquecimento e expansão. Essas similaridades ficam ainda mais claras quando se tem em mente que os dois reinos passaram por uma aproximação forçada entre 1580 e 1640, na União Ibérica, quando Portugal ficou sob jugo espanhol.

null Assim, as histórias da América Latina e da América Colonial não podem ser entendidas sem se considerar as semelhanças e peculiaridades dos modelos português e espanhol de colonização. Esse é um dos pontos de partida que guiou os historiadores Stuart Schwartz e James Lockhart na elaboração do livro A América Latina na época colonial .

O primeiro, um brasilianista da Universidade de Yale, e o segundo, um especialista em América Espanhola da Universidade da Califórnia em Los Angeles (ambas nos EUA), retornaram aos séculos 15 e 16 a fim de reconstituir a memória da colonização ibérica. O livro procura realçar características culturais e políticas comuns entre as colônias de Portugal e Espanha, mas sobretudo entender os movimentos coloniais como processos interligados.

 

 

Em vez de tomar as Américas espanhola e portuguesa como entidades distintas, os autores se apóiam principalmente nas semelhanças entre ambas para explicar temas como relações comerciais e produção açucareira, expansão pelos continentes, escravidão, organização social e mecanismos de interação entre índios e europeus. O livro mostra, por exemplo, como o modelo de casamento praticado em Portugal e na Espanha no século 15 foi levado às colônias: eram os interesses políticos e econômicos que estavam por trás dessa instituição no século 18 tanto no Brasil quanto no México ou Peru, por exemplo.

null

 

A Península Ibérica no século 16

 

A América Latina na época colonial foi lançado originalmente em inglês, em 1983, e depois republicado 19 vezes. O livro é adotado em cursos de pós-graduação em História nos Estados Unidos, por ser considerado uma das melhores sínteses sobre o assunto. Uma versão espanhola data de 1990. Schwartz e Lockhart afirmam que a tradução para o português se manteve fiel ao texto original. Os autores consideram a obra um produto de seu tempo — embora reconheçam que expectativas sobre temas como gênero, sexualidade, infância e meio ambiente não tenham sido atendidas.

A obra de Schwartz e Lockhart apresenta linguagem pouco rebuscada, que permite um ritmo de leitura agradável e envolvente. O livro chamará a atenção não apenas de estudantes ou professores de História, mas também daqueles que se interessam pelo vasto passado da América Latina.

 

A América Latina na época colonial
Stuart B. Schwartz e James Lockhart
(trad.: Maria Beatriz de Medina)
Rio de Janeiro, 2002, Civilização Brasileira
543 páginas – R$ 50

Aline Pereira
especial para a CH on-line
06/01/03