ICH agraciado

O Instituto Ciência Hoje (ICH) colhe mais um prêmio – sem aditivos! A matéria ‘Paraíso dos agrotóxicos’, publicada na edição de setembro da revista Ciência Hoje e que denuncia o uso abusivo de fertilizantes no Brasil, conquista a categoria Reportagem Socioambiental da 14ª edição do Prêmio Imprensa Embratel. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 14 de maio, no Rio de Janeiro.

Assinada pelo jornalista Henrique Kugler, a reportagem faz um balanço do uso de aditivos agrícolas no país – o maior consumidor desses produtos no planeta – e questiona o custo social e de saúde pública dos venenos utilizados no campo para manter a produção agrícola nacional vicejante e a balança comercial brasileira positiva. Além disso, denuncia a utilização no país de produtos há muito banidos de outras partes do mundo por sua toxicidade e aponta os abusos das empresas agroquímicas e a dificuldade de fiscalizá-las e puni-las.  

Com destaque de capa na edição, a matéria traz depoimentos de políticos, especialistas e diretores dos principais órgãos de regulamentação que atuam no setor agrícola brasileiro. O texto destaca como agricultores, os milhares de profissionais envolvidos no comércio e manipulação dos produtos agrícolas e nós, consumidores submetidos a doses diárias em muitos dos alimentos que ingerimos, estamos à mercê dos efeitos dos agrotóxicos. A reportagem debate, ainda, alternativas para uma agricultura sem agrotóxicos e comprometida com a preservação da biodiversidade, o que envolve mudanças culturais e econômicas importantes.    

Concorreram ao Prêmio Imprensa Embratel 860 jornalistas de todo o país, em 17 categorias. Foram inscritas, ao todo, 1.862 reportagens, publicadas entre junho de 2011 e novembro de 2012, em diferentes tipos de mídia – rádio, televisão, jornal, revista e internet.

Clique aqui para saber mais sobre o prêmio e conhecer os demais vencedores.

Durante a cerimônia de entrega, no dia 14 de maio, será anunciado qual dos vencedores receberá o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line