Identidade premiada

Método desenvolvido por pesquisadores paranaenses pode ajudar a solucionar falhas encontradas em sistemas biométricos tradicionais – e acaba de dar ao Instituto Ciência Hoje (ICH) um novo prêmio. Nosso repórter Célio Yano, da Sucursal Sul do ICH, foi o vencedor, na categoria jornalismo científico, da 25ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. O prêmio foi concedido pela matéria “Outro ponto de vista”, que aborda justamente essa temática.

Publicada na seção ‘Em dia’ da edição 282 da revista Ciência Hoje (junho de 2011), a reportagem apresenta um sistema de identificação multimodal (que avalia mais de um critério simultâneo) desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Baseado na avaliação da estrutura da íris, dos movimentos da pupila e até no reconhecimento facial, a metodologia tem a vantagem de dar mais segurança ao processo de identificação – já que o movimento das pupilas seria praticamente impossível de falsificar.

A comissão julgadora do prêmio, formada por especialistas que atuam fora do Paraná, escolheu a matéria de Yano com base em critérios como atualidade, potencial para reflexão sobre ciência, tecnologia e inovação, além do padrão de produção jornalística – com ênfase na clareza e objetividade da linguagem. Na cerimônia de entrega do prêmio, realizada no dia 18 de outubro, o jornalista recebeu, além de um certificado, uma cheque no valor de R$ 10 mil.

Celio discursa
O repórter Célio Yano, da Sucursal Sul do Instituto Ciência Hoje, discursa na cerimônia de entrega do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. (foto: Jonals Oliveira)

O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia é oferecido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e, desde 1986, contempla, a cada ano e em sistema de rodízio, pesquisadores, extensionistas, inventores independentes e estudantes de graduação que participam de programas de iniciação científica.

Desde 2009, a Seti também premia matérias jornalísticas que divulgam, em veículos regionais ou nacionais, trabalhos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação realizados por pesquisadores paranaenses ou que trabalhem em instituições de pesquisa do estado.


Equipe ICH