Informação ambiental qualificada

O recém-lançado portal Mudanças Climáticas fornece informações e promove debates sobre meio ambiente e alterações no clima do planeta.

Jornalistas, estudantes e pesquisadores acabam de ganhar uma nova fonte de informações atuais e contextualizadas sobre meio ambiente e alterações no clima do planeta. Trata-se do portal Mudanças Climáticas, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Embaixada do Reino Unido, o Conselho Britânico no Brasil e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

Inaugurado no dia 1º de dezembro, o portal iniciou seu serviço com a divulgação da 14ª Conferência das Partes (COP-14) da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece até o dia 12 na cidade polonesa de Poznan. Essa é a conferência mais importante da ONU para discutir o quadro climático mundial e é o primeiro passo para a atualização do Protocolo de Quioto.

Apesar de fornecer conteúdo voltado especialmente para a imprensa, Mudanças Climáticas é uma excelente fonte de informações para todos os interessados no tema. Além de publicar notícias sobre eventos relacionados às mudanças climáticas, o portal divulga pesquisas e disponibiliza entrevistas, fotografias, vídeos e artigos.

Há ainda um glossário e um banco de pautas não só com assuntos sobre meio ambiente, mas também sobre temas relacionados, como economia e desenvolvimento. O portal também promoverá debates para aprofundar ainda mais o conhecimento a respeito do clima.

Segundo Carlos Ely, gerente do núcleo de mobilização da Andi, o portal busca garantir uma abordagem mais cuidadosa da mídia sobre o meio ambiente. “A mudança climática não é um fato isolado. Por isso, é importante que o jornalista contextualize os acontecimentos para contribuir com soluções e com as políticas públicas e para qualificar o debate público a respeito do meio ambiente.”

Juliana Marques
Ciência Hoje On-line
11/12/2008