Já são 14 os dinossauros brasileiros

 

Escultura do Trigonosaurus pricei , uma das novas espécies de titanossauros. Esses “lagartos titânicos” eram muito comuns na América do Sul (arte: Maurílio de Oliveira). 

Mais duas espécies entraram no rol dos dinossauros que habitavam as savanas brasileiras há cerca de 70 milhões de anos. A descoberta, anunciada em primeira mão pela Ciência Hoje On-line na coluna de abril de Alexander Kellner, ocorreu no distrito de Peirópolis, a 25 km de Uberaba, em Minas Gerais. Com isso, sobe para 14 o número de dinossauros já descritos no Brasil.

O Baurutitan britoi e o Trigonosaurus pricei pertencem ao grupo dos titanossauros. Ambos eram herbívoros e mediam cerca de 12 metros de comprimento e quatro de altura, além de pesar 30 toneladas. Andavam em bandos e habitavam, provavelmente, a região que se estende desde a região de Minas Gerais até a Bolívia, passando por São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Exatamente nessa área também habitava o Pycnonemosaurus , um dinossauro já descrito pelos cientistas brasileiros, que possivelmente era o predador desses dois herbívoros.

As novas espécies foram descritas em artigos publicados na última edição dos Arquivos do Museu Nacional. Alexander Kellner, pesquisador dessa instituição, e Diogenes de Almeida Campos, do Departamento Nacional de Produção Mineral, participaram de ambos os estudos. A descrição do B. britoi contou com a participação de Marcelo Trotta, do Museu Nacional; o artigo sobre o T. pricei teve também como autores Reinaldo Bertini e Rodrigo Santuci, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro.

Coletar, preparar e descrever
Os fósseis foram encontrados na região de Peirópolis , no Triângulo Mineiro, de onde veio a maior parte dos restos de dinossauros brasileiros. O material foi coletado em 1947 pelo paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price (1905-1980). Na ocasião, Price, que inaugurou as escavações na região de Peirópolis, recolheu diversas vértebras e ossos, entre elas as dos novos dinossauros, que só seriam descritos oficialmente 60 anos mais tarde.

À esquerda, vértebras dorsais do Trigonosaurus pricei ; à direita, vértebras do Baurutitan britoi

Diogenes de Almeida Campos, antigo aluno de Price, credita grande parte da descoberta ao paleontólogo gaúcho homenageado no nome do Trigonosaurus recém-descoberto. “Desde que achamos os fósseis, Price já desconfiava que se tratava de novas espécies de dinossauros”, afirma. Já o nome do Baurutitan britoi refere-se à formação geológica de Bauru, à qual pertence a região de Peirópolis, e homenageia também o professor Ignacio Machado Brito (1938-2001), outro grande estudioso de fósseis no país.

Segundo Diogenes, mais espécies de dinossauros estão em fase de estudo para futura descrição. “Estamos trabalhando com novos fósseis encontrados no Triângulo Mineiro que indicam pertencerem a dinossauros desconhecidos”.

Rosa Maria Mattos
Ciência Hoje On-line
15/05/2006