Mais exercício para manter a boa forma

Manter o peso ideal pode exigir uma cota de sacrifício um pouco maior do que imagina a maioria das mulheres. Um estudo realizado com 34 mil voluntárias na Escola de Medicina Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que, para evitar um ganho de peso significativo em longo prazo, são necessários no mínimo 60 minutos diários de atividade física com intensidade moderada a intensa, como corrida, bicicleta, dança e outros exercícios aeróbicos.

A pesquisa tinha como objetivo avaliar a mudança de peso nas mulheres com o passar do tempo. Durante 13 anos, foram acompanhadas voluntárias com aproximadamente 50 anos de idade e que não eram portadoras de doença crônica. A cada ano, elas eram submetidas a exames físicos e estéticos e respondiam a questionários sobre seus hábitos.

Cerca de 50% das mulheres faziam menos de 150 minutos semanais de atividade física

As participantes foram divididas em três grupos de acordo com o nível de atividade física que exerciam: leve (menos de 150 minutos semanais), moderado (entre 150 a 420 minutos) e intenso (mais de 420 minutos). Cerca de 50% das mulheres faziam menos de 150 minutos semanais, enquanto 28% estavam no grupo intermediário e 22%, no grupo de nível intenso.

Maior dedicação, mais benefícios

Os resultados, publicados esta semana no Journal of American Medical Association, mostraram que as mulheres em geral apresentam um ganho de 2,3 quilos em 13 anos. Aquelas que se exercitam mais e costumam gastar uma hora por dia com atividades físicas têm menor probabilidade de engordar mais do que o esperado ao longo do tempo. Já as que dedicaram menos tempo à atividade física têm 12% a mais de chance de ganhar uma quantidade maior de peso. Além disso, as participantes mais ativas apresentaram melhor histórico médico familiar e menor tendência a desenvolver fatores de risco para a saúde.

O grande problema verificado pelos pesquisadores é que grande parte das mulheres pratica menos de 60 minutos de atividade física por dia. Segundo eles, é necessário manter um ritmo de exercícios que acompanhe o consumo diário de calorias e, por isso, é importante se exercitar, no mínimo, uma hora a cada dia.

Mas as mulheres que não conseguem atingir a meta de 60 minutos diários de exercício não precisam ficar desapontadas. A pesquisa mostrou que, apesar de pouco para a regulação do peso, 150 minutos de atividade física por semana já contribuem para a prevenção de diversas doenças. No entanto, se não houver um controle rigoroso da ingestão de calorias, essa pequena dedicação à prática de exercícios favorece o ganho de peso, o que pode acarretar outros problemas de saúde.

Emagrecer é mais complicado

Para quem precisa emagrecer, realizar exercícios durante 60 minutos todos os dias não é suficiente

Para quem precisa emagrecer, no entanto, realizar exercícios durante 60 minutos todos os dias não é suficiente. Nas mulheres com sobrepeso, não foi observada a mesma relação entre a prática de exercícios e o gasto energético. Segundo I-Min Lee, professor da Escola de Medicina Harvard e coautor do estudo, o processo metabólico é muito mais complexo quando o objetivo é emagrecer, já que o organismo precisa gastar muito mais calorias.

Lee destaca ainda que o desempenho individual influencia a forma física da pessoa no futuro. “Realizar atividades mais vigorosas provoca um gasto maior de energia em um determinado tempo, em comparação com a prática de exercícios mais leves”, garante.

O estudo indica ainda que as mulheres parecem se preocupar mais com a prática de atividade física à medida que o tempo passa. Em doze anos, foi possível observar que o percentual de mulheres que fazem menos de 150 minutos de exercício caiu de 49,5% para 34,2%.

Os resultados demonstram a importância de se manter uma dieta saudável e praticar exercícios, independentemente da idade. “Podemos observar a clara relação entre exercício físico e saúde”, afirma Lee. E completa: “Quanto mais você se exercitar, mais benefícios terá.”

 

Larissa Rangel
Ciência Hoje On-line