Mapa dos raios no Brasil

O levantamento realizado pelo Inpe mostra que São Caetano do Sul, em São Paulo, é o município campeão de registros de raios por km 2 .

Em levantamento de abrangência inédita, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mapeou a incidência de raios em três mil municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Os dados confirmam que o Brasil é o campeão mundial de registros do fenômeno, com cerca de 60 milhões de raios por ano. O município recordista é São Caetano do Sul, em São Paulo, onde são registrados em média 12 raios por km 2 anualmente. O estudo poderá, no futuro, servir como um indicador de aquecimento global, uma vez que a elevação das temperaturas pode aumentar a ocorrência de raios.

“O Brasil é o maior país localizado em região tropical. Por isso, temos tantas tempestades e, conseqüentemente, tantos raios”, explica o geofísico Osmar Pinto Júnior, coordenador da pesquisa. “Com o aquecimento global, o número de descargas atmosféricas pode ser ainda maior.” Segundo o pesquisador, a previsão é de que o estudo seja realizado a cada dois anos. Já as conseqüências do aquecimento global sobre a ocorrência de raios só poderão ser detectadas em, no mínimo, dez anos.

Não é a primeira vez que um estudo como esse é realizado pelo Inpe. Em 2005, o Instituto registrou apenas a incidência de raios na região Sudeste. Neste ano, o levantamento contou com 53 sensores que formam a BrasilDat (Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas), capaz de mapear as regiões Sudeste, Sul e parte da Centro-oeste. Ao todo, nove estados foram monitorados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. “Esperamos que, daqui a dois anos, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso também sejam incluídos na pesquisa”, diz o geofísico. “Mas, para que o levantamento seja ainda mais completo, é necessário que os outros estados contem com mais sensores, o que tornará as medições mais precisas.”

Os raios provocam prejuízos em todo o país: interrupções no fornecimento de energia, explosões de tanques de combustível, falhas no funcionamento de equipamentos em aeroportos etc. Neste ano, 19 pessoas foram vítimas de raios, sendo oito apenas no estado de São Paulo. Com o mapeamento da incidência do fenômeno, é possível adotar medidas mais precisas para evitar os danos que ele causa, entre elas, o uso de pára-raios em prédios e de sistemas de proteção a aparelhos eletro-eletrônicos e torres de telefonia celular. O Elat disponibiliza um mapa da ocorrência de raios por estado em tempo real em sua página na internet. 

Fernanda Alves
Ciência Hoje On-line
19/04/2007