Mitos e verdades sobre golfinhos

Os golfinhos têm fama de animais inteligentes e amigáveis. Mas, recentemente, um acidente fatal que envolveu uma orca (mamífero da família dos golfinhos) e sua treinadora em um parque nos Estados Unidos trouxe à tona o debate sobre o comportamento desses animais. No Estúdio CH desta semana, o biólogo especialista em golfinhos e baleias André Silva Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, esclarece os mitos e verdades sobre esses carismáticos mamíferos.

Em entrevista a Fred Furtado, Barreto afirma que os golfinhos podem ser considerados animais inteligentes. Segundo o pesquisador, eles têm boa capacidade para resolver problemas, se comunicam entre si e são capazes até de aprender uma linguagem.

André Silva Barreto
O biólogo especialista em golfinhos e baleias André Silva Barreto, da Univali (foto: Projeto Mareco Sul/ Univali).

Sobre a fama de boa-praça dos golfinhos, o biólogo diz que ela se deve muito ao formato da boca desses animais, que parecem estar sempre sorrindo. Mas ele ressalta que já foram registrados inclusive ataques de golfinhos a outros golfinhos sem fins de alimentação.

Barreto explica que esses mamíferos são grandes, selvagens e estão em seu ambiente. Por isso, eles podem facilmente matar um pessoa, por exemplo, por afogamento, em caso de aproximação. No entanto, o pesquisador enfatiza que a orca não é assassina, como costuma ser conhecida popularmente.

O biólogo fala ainda sobre o mecanismo usado pelos golfinhos para se localizar, o comportamento e a organização social desses animais e os riscos a que estão submetidos na natureza, tanto devido a fatores naturais quanto a ações humanas. Além disso, Barreto apresenta algumas pesquisas sobre golfinhos realizadas no Brasil.

Ouça na íntegra a entrevista com o biólogo André Silva Barreto.