Natureza brasileira ilustrada

Aquarelas que retratam a planta conhecida como canela-de-ema (Vellozia flavicans), espécie nativa do cerrado brasileiro (à esquerda), e uma bromélia (Bromelia antiacantha) presente na mata atlântica (à direita). Ilustrações e fotos: Álvaro Nunes.

Os brasileiros – em especial, os brasilienses – têm este mês a oportunidade de conhecer um pouco mais a natureza do nosso país. Uma exposição em Brasília exibe, até o dia 26, aquarelas sobre a fauna e a flora do Brasil feitas pelo ilustrador científico Álvaro Nunes.

Ilustrações de animais e plantas do cerrado, da Amazônia e do pantanal mato-grossense compõem o total de 250 aquarelas apresentadas na exposição. Entre elas, estão 36 obras pertencentes ao livro Fruteiras da Amazônia, ganhador do prêmio Jabuti em 1998 na categoria ciências naturais. Alguns selos criados pelo artista para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos também fazem parte da mostra.

Duas espécies de animais ameaçados de extinção retratados por Álvaro Nunes: à esquerda, a onça-pintada (Panthera onça) e, à direita, a arara-canindé (Ara ararauna).

Formado em arquitetura, Nunes largou a profissão há 28 anos para se dedicar inicialmente ao desenho das plantas do cerrado e depois ampliou sua área de atuação. Embora não seja tão famoso no Brasil, o trabalho do ilustrador é reconhecido e elogiado em países como Inglaterra e Estados Unidos.

Nunes já emprestou seu dom para registrar espécies estudadas por cientistas e ilustrar livros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os selos que criou lhe renderam cinco troféus Olho de Boi – oferecidos pelos próprios Correios.

Segundo Nunes, o trabalho de ilustração científica vai muito além do registro imagético de plantas e animais. “É uma maneira de despertar e ampliar a consciência dos brasileiros para o que há em seu país”, defende. “Muitos brasileiros não têm noção das belezas naturais de onde vivem.”

Selo em referência à pesca esportiva criado por Álvaro Nunes. O artista já ganhou da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos cinco troféus Olho de Boi por seus selos.

 

Mais valor à profissão

 

Embora o registro ilustrado de espécies nacionais tenha óbvio valor para a ciência, Nunes enfatiza a necessidade de a ilustração científica ser mais reconhecida no Brasil. “O nosso país é um ninho de talentos nessa área”, comenta. “Além de despertar para a beleza natural de seu país, o brasileiro deve conhecer também aqueles que a registram.”

 

Para Nunes, um primeiro passo rumo a esse reconhecimento seria a criação de uma associação de ilustradores científicos no Brasil – a exemplo de países como Inglaterra e Escócia – para reunir e organizar todos os artistas da área, que hoje trabalham de forma muito dispersa.

 

Entre a militância e a ilustração de espécies brasileiras, Nunes ainda se dedica a dar aulas particulares e em universidades, onde pode unir esses seus dois maiores interesses. O artista também trabalha na organização do 3º Encontro de Ilustradores Científicos, previsto para 2010.

 

A exposição Fauna e flora brasileiras – aquarelas de Álvaro Nunes está sendo exibida até o dia 26 de abril na  Caixa Cultural,

que fica no edifício anexo à matriz da Caixa Econômica Federal (SBS, quadra 4, lote 3/4, Brasília), e tem entrada franca.

Isabela Fraga
Ciência Hoje On-line
20/04/2009