No rastro dos prêmios

A série de reportagens sobre a questão do garimpo do ouro no Brasil e a contaminação ambiental provocada pelo mercúrio, publicada na Ciência Hoje On-line, segue acumulando premiações. Assinado pelo jornalista Henrique Kugler, o especial ‘Rastros do mercúrio’ conquistou agora o Prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, concedido ontem (13/11) em São Paulo.

O especial, que foi ao ar entre os dias 17 e 20 de junho, recebeu a premiação na categoria Mídia Regional. Ele aborda a polêmica gerada por uma resolução do estado do Amazonas que, na contramão da história, regulamenta o uso de mercúrio no garimpo artesanal. Além disso, traça um panorama histórico e contemporâneo da contaminação por mercúrio, apontando origens do problema e seus impactos ambientais e para a saúde. No total, concorreram nas 13 categorias da competição 732 trabalhos.

O especial ‘Rastros do mercúrio’ também foi um dos vencedores do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

O prêmio Jornalistas & Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade foi idealizado para aumentar a produção editorial sobre sustentabilidade na mídia brasileira e disseminar seu conceito junto a jornalistas e demais formadores de opinião.

O especial ‘Rastros do mercúrio’ também foi um dos vencedores do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, anunciado na semana passada. No início deste ano, Kugler já havia recebido outra premiação, o Prêmio Imprensa Embratel, pela reportagem ‘Paraíso dos agrotóxicos’, publicada em setembro de 2012 na revista Ciência Hoje. Nela, apresenta um balanço do uso de aditivos agrícolas no Brasil – o maior consumidor desses produtos no planeta – e questiona o custo social e de saúde pública dos pesticidas.

Marcelo Garcia
Ciência Hoje On-line