O universo da química em revista

Diversos aspectos do universo da química são tratados no livro Química Hoje, lançado em junho pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) como parte das comemorações de seus 30 anos. A obra reúne 20 artigos originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2011 para celebrar o Ano Internacional da Química. Os textos destacam avanços nesse campo da ciência e mostram como ele está inserido no nosso cotidiano, além de abordar questões ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

“Não percebemos, mas a química está presente em todas as atividades do nosso dia a dia, desde o controle da água que bebemos até a produção dos remédios que tomamos e dos alimentos que comemos”, argumenta o farmacólogo Angelo da Cunha Pinto, que organizou a obra junto com a editora executiva da revista Ciência Hoje, Alicia Ivanissevich.

“Optei por assuntos de interesse geral da sociedade, como a indústria de cosméticos, antidoping, energia sustentável, nanotecnologia e educação”

Pinto, que é professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o responsável pela escolha dos temas que seriam tratados nos artigos, assinados por 35 pesquisadores de 13 instituições de ensino do Brasil. “Optei por assuntos de interesse geral da sociedade, como a indústria de cosméticos, antidoping, energia sustentável, nanotecnologia e educação”, conta.

Segundo o organizador, os textos podem ser vistos como respostas dos nossos pesquisadores à crítica de que o uso de produtos químicos em vários setores da indústria no século 20 é responsável por uma parte dos males do planeta.

Homenagem a uma pioneira

O artigo que abre o livro, assinado pelo próprio Angelo da Cunha Pinto, é uma homenagem à polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel – o de física, recebido em 1903 junto com Pierre Curie e Antoine Henri Becquerel por suas pesquisas sobre radioatividade. Em 1911, ela tornou-se a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com o Nobel, ao receber o prêmio de química pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. A comemoração do Ano Internacional da Química, aliás, é uma reverência ao centenário desse feito.

“Marie Curie foi uma pessoa que se dedicou integralmente ao estudo da ciência e não patenteou nada do que descobriu”, destaca o farmacólogo.

A obra traz ainda uma reflexão sobre a necessidade de se investir em educação química

A obra traz ainda uma reflexão sobre a necessidade de se investir em educação química como forma de enfrentar os desafios para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente sustentável.

Com uma linguagem acessível e ilustrações que ajudam a compreender os conceitos apresentados nos artigos, o livro Química Hoje dá ao leitor uma visão ampla dos esforços nessa área da ciência para promover o bem-estar da humanidade.

Confira também a cobertura especial do Ano Internacional da Química preparada pela Ciência Hoje On-line em 2011.

Química Hoje
Alicia Ivanissevich e Angelo da Cunha Pinto (Orgs.)
Rio de Janeiro, 2012, Instituto Ciência Hoje
182 páginas – R$ 30
Tel.: 0800-727-8999
À venda na loja virtual do ICH


Fernanda Braune

Ciência Hoje On-line