Ovos no cardápio

Os relatos de leigos feitos nos últimos anos sobre invasões de galinheiros por bugios-pretos (Alouatta caraya) e sobre o hábito desses primatas se alimentarem de ovos não são mais considerados contos da carochinha.

Recentemente, a bióloga Carina Barboza Muhle flagrou animais dessa espécie entrando em um galinheiro para roubar ovos, conforme relatou Maria Guimarães em reportagem publicada este mês na revista Pesquisa Fapesp.

Assista ao vídeo que mostra a invasão
de um galinheiro por um bugio-preto

Durante 12 meses, Muhle registrou 19 eventos de predação por um grupo de cinco macacos. Como mostra o vídeo, embora o galinheiro estivesse fechado, o animal encontrou um jeito de alcançá-lo, esgueirando-se por uma fresta situada na parte de cima da porta. O ‘assalto’ se deu em uma fazenda com bosque dominado por eucaliptos no município de Tupanciretã, região central do Rio Grande do Sul.

A equipe em que Muhle trabalhou, coordenada pelo biólogo Júlio César Bicca-Marques, do Laboratório de Primatologiada Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do RioGrande do Sul (PUCRS), mostrou que o bugio-preto pode de fato roubarovos de ninhos de aves ou de galinheiros para complementar sua dietaquando a disponibilidade e a variedade de alimento são baixas. As conclusões do trabalho foram publicadas no International Journal of Primatology.

Bugio-preto foge com ovo
A prova do crime: após assaltar galinheiro, bugio-preto foge com ovo de galinha para o alto de uma árvore em Tupanciretã, no Rio Grande do Sul (foto: Carina B. Muhle / PUCRS).

“Embora os macacos do gênero Alouatta sejam os mais estudados das Américas, não havia na literatura científica um único registro de ingestão intencional de um derivado animal – como é o caso do ovo – por uma espécie de bugio”, conta Bicca-Marques.

A equipe do biólogo da PUCRS trabalha agora com a possibilidade de outro macaco, o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), também ingerir ovos em condições ambientais similares.

Veja aqui mais imagens de bugios