Para conhecer as plantas tóxicas do Brasil

null

                                              

 

Foram registrados no Brasil, em 1998, 1748 casos de intoxicação por plantas, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de promover o conhecimento sobre as plantas tóxicas mais recorrentes no país e, assim, reduzir o número de ocorrências graves, três pesquisadores da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto escreveram o livro Plantas tóxicas – conhecimento e prevenção de acidentes .

A obra traz informações importantes para a adoção de medidas emergenciais de tratamento e para que sejam evitadas intoxicações acidentais. O livro se dirige tanto à população leiga quanto a médicos e botânicos — ele traz, por exemplo, detalhes técnicos sobre os princípios ativos de plantas venenosas e suas propriedades químicas.

As descrições detalhadas e ilustrações facilitam a correta identificação das plantas que apresentam risco mais freqüente de envenenamento. Muitas delas são bastante conhecidas, por serem de grande valor ornamental ou ocorrerem em abundância na natureza.

Os autores reuniram dados sobre os casos de intoxicação por plantas mais freqüentes no Brasil. Aproximadamente 70% são acidentais e atingem crianças de até 12 anos de idade. No caso dos adultos, as ocorrências mais freqüentes são as consideradas abusivas, ou seja, decorrentes do consumo voluntário de plantas por propriedades já conhecidas.

Entre os sintomas do contato com substâncias tóxicas de certos vegetais, estão irritações na pele e mucosas, desordens gastrointestinais e até complicações cardíacas e neurológicas. Para conhecer as propriedades e a ocorrência de algumas dessas plantas, clique nas imagens abaixo.

null Comigo-ninguém-pode null Pinhão paraguaio null Mamona null Saia-branca null Buchinha null Trevo

 

Plantas tóxicas – conhecimento e prevenção de acidentes
Rejane B. Oliveira, Silvana A. P. Godoy e Fernando B. Costa
São Paulo, 2003, Holos Editora
64 páginas – R$ 20,00

Julio Lobato
Ciência Hoje On-line
17/02/04