Para repetir em casa

Como plantas com folhas roxas ou amareladas conseguem realizar fotossíntese, se a clorofila, pigmento envolvido nesse processo, é verde? E por que adicionar fermento faz a massa crescer? Proporcionar a crianças e adultos, por meio de um contato diferente e divertido com a biologia, respostas a essas perguntas – além, é claro, de estimular novos questionamentos sobre o mundo a nossa volta. Essas foram as propostas de uma oficina – a primeira a integrar as comemorações dos 30 anos do Instituto Ciência Hoje – realizada na Casa da Ciência, em Botafogo, no último sábado (23/6).

O exercício foi coordenado pela bióloga Andrea Da Poian, da UFRJ, e utilizou materiais simples para apresentar e debater conceitos biológicos fundamentais em nosso dia a dia. Com algumas lâmpadas incandescentes, um pouco de refrigerante, folhas de plantas, álcool e fermento, o público presente pôde comprovar e entender melhor fenômenos como a fermentação e a fotossíntese.

Confira a cobertura completa da oficina no vídeo abaixo

A programação comemorativa dos 30 anos do ICH continua no próximo sábado (30/6), quando a bioquímica Vivian Rumjanek, da UFRJ, promove a oficina ‘Acessibilidade Hoje: o ensino de ciências para surdos’, voltada para professores que atuam na área de ciências e jornalistas interessados em divulgação científica.

Confira a programação completa da festa. Todos os eventos serão realizados na Casa da Ciência, em Botafogo, onde também está em cartaz a exposição ‘Ciência Hoje 30 anos’, até 8 de julho.