A ciência transformando a humanidade

Nossa espécie desenvolveu uma forma única de entender o mundo: a ciência. E esta, ao longo de séculos, tem gerado inúmeros e inegáveis exemplos de bem-estar e riqueza para as nações. Mas, nesse cenário de avanços, residem paradoxos de difícil compreensão

CRÉDITO: IMAGEM ADOBESTOCK

Há milhões de espécies de seres vivos no planeta. Mas só uma delas (nós, humanos) desenvolveu capacidade impressionante de pensar, aprender e criar. Algumas têm grau elevado de inteligência, mas nada que se compare à desenvolvida, ao longo de centenas de milhares de anos, pelo Homo sapiens

Nossa inteligência garantiu nossa sobrevivência. Em nossa expansão pelos continentes, superamos limitações físicas consideráveis, se comparadas às enfrentadas por outras espécies. Mas fomos além. Desenvolvemos a capacidade de compreender o mundo à nossa volta por meio da arte, cultura e religião. Mas isso se deu de modo profundo e preciso com a ciência.

Ao longo da história, a ciência tem apresentado avanços fantásticos. Por exemplo, entendemos como atuam as forças fundamentais da natureza, o que nos permite descrever como nosso universo surgiu e evoluiu ao longo de bilhões de anos.

Chegamos a uma compreensão muito particular sobre o tempo e o espaço. E também sobre como a matéria, em sua menor escala, apresenta fenômenos bizarros, como o fato de ela se comportar ora como partícula, ora como onda, dependendo da forma de observação.