A era do vídeo chega às aulas de matemática

O conteúdo audiovisual pode ser uma ferramenta didática poderosa no ambiente escolar; projeto da Universidade Federal Fluminense oferece material de apoio para professores explorarem a disciplina por meio de narrativas.

Documentários, animações, filmes, curtas, youtubers… Nesta década, ocorreu um aumento notável na produção de materiais audiovisuais relacionados a matemática e estatística. Os exemplos são muitos: vídeos da TV Escola, do Ministério da Educação; documentários dos canais públicos BBC e PBS; episódios da série Isto é matemática apresentada pelo português Rogério Martins; o canal Numberphile no YouTube com suporte do MSRI; vídeos educacionais TED-Ed; curtas das séries Dimensions e CHAOS idealizadas e produzidas pelo francês Étienne Ghyz e colaboradores; alguns episódios de Os Simpsons e Futurama. Mas, afinal, como usar todo esse conteúdo em sala de aula muito além da mera exibição?

Justamente com o objetivo de potencializar o escopo didático desses vídeos um grupo de professores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) tem catalogado o conteúdo disponível e elaborado material de apoio no formato de roteiros. Mais do que um texto definitivo, espera-se que esses roteiros sirvam como ponto de partida para que os professores façam adaptações de acordo com as necessidades e características de suas turmas. O material, em constante construção, pode ser acessado aqui.

Humberto José Bortolossi

Universidade Federal Fluminense