A fabulosa coleção de elementos químicos

Resenha do livro Os elementos, uma exploração visual dos átomos conhecidos no Universo, deTheodore Gray

Em algum momento da vida passamos pela fase do colecionismo. Podemos nos aventurar pela coleção de selos, chaveiros, moedas, cédulas, cartões postais… Mas são raros os que se arriscam em coleções mais específicas (e caras!), como a coleção de elementos químicos da tabela periódica. E esse é o hobby do americano Theodore Gray. Dono de uma coleção de milhares de amostras, peças e produtos; ele reuniu seu vasto conhecimento com um fabuloso acervo de imagens para compor o livro-aplicativo Os elementos: uma exploração visual dos átomos conhecidos no Universo, publicado no Brasil pela editora Blucher, e disponível também no formato app pela plataforma da Apple.O lançamento ocorreu em 2011, mas, considerando que 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica, cabe comentarmos.

Os elementos, uma exploração visual dos átomos conhecidos no Universo
Theodore Gray
Editora Blucher, 2011, 240p.

Trata-se de uma obra com forte apelo visual, com várias imagens por elementos, acompanhadas de informações físicas e químicas e textos curtos. Partindo do hidrogênio e encerrando no elemento oganessônio, Theodore Gray opta por ser rápido na introdução ao elemento, passando por informações curiosas e terminando os textos com algum gancho para o próximo elemento na sequência crescente de número atômico.

Luis Roberto Brudna Hölzle