A origem da vida

O surgimento da vida é um tema que desperta o interesse da humanidade há milênios e até hoje continua cercado de mistérios. Em uma série de colunas, Alexander Kellner apresenta várias abordagens dessa questão, começando com as explicações dadas por diferentes culturas e religiões.

Poucos são os temas que fascinam tanto as pessoas quanto a origem da vida. De onde viemos? Para onde vamos? Como tudo o que está à nossa volta surgiu? Desde os tempos da Grécia antiga, passando por experimentos clássicos da década de 50, que revelaram a facilidade da criação de moléculas orgânicas em laboratório, muito aconteceu. Mesmo assim, ainda não fomos capazes de gerar um ser vivo a partir de um conjunto de moléculas. Aliás, estamos bem longe disso. Mas o registro fóssil nos ajuda a olhar para o passado e, por meio de evidências concretas dos primeiros seres vivos, entender como tudo começou.

Em uma série de colunas, apresentarei os diferentes enfoques e problemas a serem enfrentados nessa área, bem como os avanços da ciência até o momento, incluindo as evidências encontradas no registro fóssil. Sem aprofundar muito, inicio com algumas das diferentes explicações da origem da vida oferecidas por culturas e religiões diversas.

Alexander W. A. Kellner