A QUÍMICA EM UM CLICK. As reações moleculares que lembram bloquinhos infantis de montar

Uma classe de reações químicas guarda semelhanças com um famoso brinquedo de bloquinhos para montar, por permitirem que, de forma simples, duas moléculas se ‘encaixem’ uma na outra, de modo muito específico. Essa área recente de pesquisa ganhou nome peculiar: química click – referência ao som que as pecinhas do jogo infantil fazem ao serem unidas ou separadas. Simples e eficientes, essas reações, que estão na base do desenvolvimento de fármacos e novos materiais funcionais, foram o tema do Nobel do ano passado.

ILUSTRAÇÕES: ADOBE STOCK

Reações orgânicas são transformações sofridas por moléculas orgânicas, aquelas em que o principal constituinte é o elemento químico carbono. Nessas reações, ligações são rompidas e formadas, para gerar novos produtos.

Há diferentes formas e uma infinidade de subtipos dessas reações. Essa ampla gama de transformações químicas é fundamental para a produção de compostos de interesse para a sociedade, como fármacos e novos materiais funcionais.

Mesmo que, atualmente, seja possível criar estruturas surpreendentemente complexas, a fabricação eficiente desses produtos ainda é um desafio para os cientistas. As pesquisas que buscam aumentar a eficiência dessas sínteses estão orientadas pela simplicidade das reações, pela geração controlada só dos compostos de interesse e, igualmente importante, pelo respeito ao meio ambiente.

Com base nesses critérios, grupos de pesquisa no mundo todo têm feito estudos sobre a melhor forma de preparar determinada molécula.

Bloquinhos de montar

Nesse contexto de desenvolvimento de métodos eficientes, há uma classe de reações que apresenta rendimento favorável do ponto de vista energético: as chamadas reações do tipo click, capazes de conectar duas moléculas de forma simples e obter alto rendimento dos produtos.

Textos costumam fazer analogia da química click com o Lego®, brinquedo formado por bloquinhos de plástico com pinos. Essa comparação se deve ao fato dessas pecinhas se encaixarem umas nas outras e, ao fazer isso, emitirem som semelhante a um click.

Textos costumam fazer analogia da química click com o Lego®, brinquedo formado por bloquinhos de plástico com pinos