As bactérias contra-atacam

Desde que foram descobertos, há 90 anos, os antibióticos ajudaram a salvar a vida de milhões de pessoas. Mas seu uso indiscriminado, exagerado e incorreto está relacionado ao surgimento de bactérias resistentes às drogas. A resistência aos antibióticos vem aumentando e representa uma grave ameaça para a saúde humana. O problema desafia a ciência a buscar novos medicamentos e estratégias para combater doenças.

Foi por acidente que, em 1928, Alexander Fleming (1881-1955) descobriu a penicilina, primeiro antibiótico utilizado na medicina. O biólogo escocês saiu de férias e, quando voltou, percebeu que uma placa com cultura de Staphylococcus aureus havia sido contaminada por fungos, que, surpreendentemente, inibiram o crescimento da bactéria cultivada. Desde então, cerca de 145 antibióticos ou suas combinações foram descritos e introduzidos na clínica médica.

Hoje é quase impossível encontrar alguém que nunca tenha tomado um antibiótico para tratar uma dor de garganta ou qualquer outra infecção. Mas, se a descoberta ajudou a salvar as vidas de milhões de pessoas ao longo desses 90 anos, seu uso indiscriminado, exagerado e incorreto está relacionado ao surgimento de bactérias resistentes às drogas, que representam atualmente um enorme desafio para centros de pesquisa e indústria farmacêutica.

A emergência de bactérias resistentes à maioria ou a todos os antibióticos se tornou um grave problema para o tratamento de infecções na clínica, já que mesmo aquelas tradicionalmente susceptíveis aos medicamentos estão deixando de responder ao tratamento.

Claudia M. d’Avila Levy