Festa da paleontologia internacional

Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (Estados Unidos), principal organização que agrega pesquisadores, técnicos, artistas e demais interessados na área, acaba de realizar sua 83a reunião anual, com muitas homenagens e novidades da pesquisa paleontológica

Durante a 83a Reunião Anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados, nos Estados Unidos, foram apresentados 341 pôsteres com trabalhos de temas variados

CRÉDITO: ALEXANDER KELLNER

Desde 2020, quando houve o anúncio da pandemia de Covid-19, a Sociedade de Paleontologia de Vertebrados (SVP), entidade sediada nos Estados Unidos, teve muitas dificuldades em organizar suas reuniões anuais. Tanto a de 2020 quanto a de 2021 tiveram que ser virtuais, trazendo uma reformulação profunda e custosa do evento. A reunião de 2022, realizada em Toronto, no Canadá, foi híbrida (uma parte presencial e outra virtual). Neste ano, com a reunião que acaba de ser concluída em Ohio, nos Estados Unidos, esses eventos voltam a se normalizar.

 A 83a Reunião Anual da SVP foi realizada de 18 a 21 de outubro no Duke Energie Convention Center. A tradicional recepção do primeiro dia de evento foi no Cincinnati Museum Center, onde, entre fósseis, os participantes se sentiram ‘em casa’!

Durante a reunião, foram apresentados 646 trabalhos sobre temas bem variados: descrições de novas espécies, revisões de literatura, estudos morfométricos, pesquisas com isótopos e análises biogeográficas, entre outros. Também houve um simpósio focado no voo das aves e uma sessão técnica dedicada à preservação de tecido mole – área que tem despertado bastante interesse dos paleontólogos.

As apresentações evidenciaram o emprego cada vez maior de técnicas modernas na pesquisa paleontológica. Tomografia computadorizada, microscopia eletrônica, análises estatísticas, microanálises por sonda eletrônica, espectroscopia Raman (que identifica a estrutura química do material analisado) e até acelerador de partículas já são amplamente utilizados.