Hormônios vegetais na agricultura

O entendimento da ação dos chamados hormônios vegetais (moléculas produzidas pelas plantas) tornou-se uma ferramenta importante para ter uma agricultura mais produtiva e menos danosa ao ambiente. Nas últimas décadas, aumentou a aplicação de reguladores de crescimento na produção agrícola, para melhorar desde a germinação de sementes e o crescimento de plantas até estimular ou retardar a maturação de frutos. O uso racional dos nossos recursos naturais é alternativa indispensável tanto para a produção de alimentos quanto para uma agricultura sustentável.

CRÉDITO: FOTO ADOBE STOCK

Os hormônios vegetais são moléculas produzidas em baixíssimas concentrações nos tecidos das plantas. Em combinação com outros fatores, afetam a expressão gênica (a cópia do DNA de um gene para fazer uma molécula de RNA e produzir proteínas) e definem diversas características da fisiologia do organismo, como germinação de sementes, alongamento do caule, ramificação, floração, frutificação, maturação de frutos, senescência (envelhecimento) de folhas e frutos. Existem várias classes hormonais, e as respostas fisiológicas dependem da relação entre as concentrações das moléculas presentes nos tecidos das plantas.

A síntese, a inativação e o transporte das moléculas hormonais dependem diretamente de fatores ambientais, como luz, água e temperatura, e nutricionais. Assim, em função da variação desses fatores, ocorre alteração na concentração das moléculas hormonais nos tecidos vegetais e, consequentemente, nas respostas fisiológicas de crescimento e desenvolvimento durante o dia e entre as estações do ano. Por exemplo, a floração de algumas espécies coincide com as alterações de fatores ambientais que regulam o balanço hormonal nos tecidos para induzir essa resposta fisiológica específica.

O entendimento da ação dessas moléculas tornou-se importante ferramenta para otimizar a produção vegetal, permitindo a expressão do potencial genético, mesmo quando as plantas são cultivadas em condições que não atendam a suas exigências.

Para induzir respostas estimuladas por moléculas hormonais, existem compostos químicos sintéticos capazes de interferir no crescimento e desenvolvimento das plantas, proporcionando resultados semelhantes aos hormônios vegetais. Esses compostos são denominados de reguladores de crescimento, fitorreguladores, entre outros.

Cleiton Mateus Sousa