Na Estante

Os dois crimes

Quem matou Bernardo Lourenço Viana, próspero negociante da região do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, no início do século 19?

O morto, dono da hospedaria Vale Longo, era traficante de escravos e, apesar de rico, figura indigesta até mesmo para as elites locais. No entanto, as investigações sobre seu assassinato foram acompanhadas pelo próprio Intendente Geral de Polícia, Paulo Fernandes Viana, que despachava a cada dois dias com o D. João VI. As circunstâncias em que o corpo foi encontrado fizeram do falecido “o defunto mais estranho de toda a São Sebastião do Rio de Janeiro”.

Monica Lima e Souza

Instituto de História
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Futebol a serviço da economia

The beautiful game. É assim que ingleses referem-se, ocasionalmente, e talvez com certa dose de orgulho paternal, ao futebol. O título do livro de Ignacio Palacios-Huerta, The beautiful game theory, é um espirituoso jogo de palavras relacionado ao seu assunto principal: um estudo detalhado e sistemático sobre o mundo do futebol, tomando como ponto de partida a teoria dos jogos, área da matemática com aplicações importantes em mercados financeiros, leilões, estratégia militar, relações internacionais e até biologia evolucionária. A proposta do autor é servir-se da enorme quantidade de informações quantitativas associadas ao futebol, a fim de elaborar evidência clara para a validação de teorias econômicas em voga (que abarcam, inclusive, elementos contemporâneos de psicologia cognitiva e sociologia).

Luca Moriconi

Instituto de Física
Universidade Federal do Rio de Janeiro