O Brasil é mesmo o país com maior quantidade de florestas do mundo?

Vídeo produzido pelo Observatório do Clima chama atenção para a necessidade de postura crítica diante de afirmações que são disseminadas sem preocupação com a fonte de dados.

Recentemente o Observatório do Clima – rede de entidades da sociedade civil formada com o objetivo de discutir as mudanças climáticas no contexto brasileiro – lançou um vídeo muito interessante denominado Fatos Florestais, disponível no YouTube. Seu conteúdo trata de questões relacionadas aos totais remanescentese às condições de proteção das florestas brasileiras. O vídeo é baseado em análises espaciais que são ao mesmo tempo detalhadas no espaço e no tempo, além de abrangentes para todo o território nacional. Sua construção adota um princípio muito importante, que é a necessidade de uma postura crítica frente a tantas afirmações que estão ao nosso redor, ressaltando a preocupação comas fontes de dados.

Através de comparações entre valores absolutos e proporcionais, o vídeo desconstrói algumas imagens que foram sendo absorvidas facilmente pelo senso comum, como é o caso da crença de que o Brasil tem a maior quantidade de florestas do mundo. Não é bem assim nem em valores absolutos (a Rússia tem bem mais),nem em termos percentuais em relação ao tamanho do território (existem aproximadamente 20 países com valores maiores e, pasmem, até o Japão está aí). O que temos, de fato, é o maior total de florestais tropicais do mundo, e isso não é pouco, dada a grande biodiversidade que essas florestas apresentam. E, como se sabe, a maior parte dessas florestas se encontra no bioma amazônico, atualmente sob forte pressão antrópica.

Paula Maria Moura de Almeida e Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio de Janeiro