O legado de um sanitarista exemplar

Descobertas de Vital Brazil permitiram o desenvolvimento de um tratamento eficaz para picadas de diferentes espécies de cobras e de outros animais peçonhentos, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Vital Brazil Mineiro de Campanha (1865-1850), assim com iniciais maiúsculas mesmo, porque Mineiro da Campanha não é só uma referência ao estado e à cidade onde Vital Brazil nasceu, mas seu nome completo. Seu pai decidiu não passar seu nome aos filhos, e cada um recebeu no sobrenome a cidade onde nasceu – uma das irmãs de Vital Brazil se chamava Maria Gabriela do Vale do Sapucaí; outra, Judith Parasita de Caldas. Vital Brasil nasceu no dia de São Vital e era brasileiro, daí a origem do seu nome.

Vital Brazil passou sua infância em Campanha, onde recebeu uma educação tradicional em uma escola presbiteriana. Nessa época, ele teve contato direto com pessoas do campo e vivenciou as mazelas causadas pela falta de saneamento em áreas rurais – experiência definitiva para sua carreira. Aos 15 anos, sua família se mudou para São Paulo. Ávido estudante, Vital sonhava cursar medicina.

Para ajudar sua família, desde cedo conciliava estudos e trabalho e, graças a sua diligência, foi aceito aos 21 anos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, um dos embriões da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para se manter na capital da recém-formada República, trabalhou como inspetor de colégio, entregador, na estrada de ferro, dirigiu bondes, foi jornalista, professor, fez de tudo um pouco. Aos 26 anos, já formado, foi trabalhar no serviço público de São Paulo, atendendo em diversas cidades do interior, cargo que deixou em 1895, quando se estabelece em Botucatu (SP).

Leandro Lobo ([email protected])

Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro