O peso da covid-19 em atletas de alto rendimento

O mundo esportivo deixou de ser o mesmo depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente a pandemia do novo coronavírus em março de 2020. Num esforço para se reduzir o contágio da covid-19, grandes eventos como os Jogos Olímpicos tiveram que ser adiados, e competições foram paralisadas ou canceladas, resultando em prejuízos financeiros e atléticos gigantescos. Quais os impactos diretos e indiretos da pandemia nos atletas?

As populações mais vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com as mais variadas comorbidades, sofreram – e ainda sofrem – as piores consequências da pandemia da covid-19. Mesmo aqueles ditos saudáveis não ficaram de fora dos efeitos da nova doença – aqui nos referimos àqueles considerados verdadeiros sinônimos de saúde e força: os atletas. 

Entender como suas vidas foram impactadas pela pandemia pode trazer informações valiosas para a solução de problemas futuros e tomadas de decisão ao longo de suas carreiras. As consequências não se resumem, apenas, aos problemas da infecção viral propriamente dita; as feridas abertas durante esse período demorarão a cicatrizar.

 

Luiz Prota
Doutor em Ciências
Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Johns Hopkins, EUA
Divulgador científico, autor do blog e podcast O cientista do esporte