Orgulho de ser cientista, professora, mãe e multitarefas

Fisgada pela biologia no ensino médio, pesquisadora conta que é possível conciliar laboratório, sala de aula, divulgação científica, trabalho administrativo e maternidade.

Vários estudos revelam a importância de um bom professor na escolha profissional dos estudantes. Comigo não foi diferente! Certamente, minha opção por fazer biologia foi influenciada pelo meu professor do ensino médio. Sim, eu gostava da disciplina, mas sem aquelas aulas emocionantes, atraentes e que nos revelavam a beleza da biologia, é provável que tivesse escolhido outros caminhos.

Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escolhi, dentro da biologia, a licenciatura. Queria ser professora. Mas acabei experimentando a iniciação científica, onde tomei contato com a pesquisa. Essa experiência funcionou como uma ‘maçã envenenada do bem’, pois ali descobri que queria ser cientista e também ensinar, como meu professor de biologia. Assim, a carreira de professora universitária –que acabei abraçando – parecia conciliar todas as minhas expectativas.

Professora Débora Foguel

Débora Foguel

Instituto de Bioquímica Médica
Universidade Federal do Rio de Janeiro