Química, elementos químicos, sustentabilidade, Estocolmo+50, Rio-92

Quando pensamos em risco de extinção, nos vêm à cabeça animais ou plantas. Mas um elemento químico pode estar em tal situação? A verdade é que há elementos químicos ameaçados por causa da demanda atual. Ainda mais preocupante: muitos deles terão papel crucial na construção de um futuro mais sustentável para o planeta.
A boa notícia é que a chamada química verde já está propondo soluções sustentáveis.

Há 30 anos, na cidade do Rio de Janeiro, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (popularmente conhecida como Conferência da Terra, Eco-92 ou Rio-92), a qual foi um desdobramento da Conferência do Desenvolvimento Humano de Estocolmo de 1972, a primeira de tema ambiental organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 1992, no Brasil, chefes de Estado, ministros, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e personalidades de 179 países concluíram que era possível alcançar o desenvolvimento sustentável em termos planetários e que, para isso, era preciso integrar economia, sociedade e meio ambiente.

Este ano, a ONU, mais uma vez, reunirá atores internacionais no encontro ‘Estocolmo+50’, cujo lema é “um planeta saudável para a prosperidade de todos e todas – nossa responsabilidade, nossa oportunidade”.

Danielle L. J. Pinheiro
Departamento de Química,
Universidade Técnica da Dinamarca

Eloah P. Ávila
Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

José C. Barros
Instituto de Química,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tiago Lima da Silva
Universidade Federal do Rio de Janeiro (campus Macaé)